
Para marcar o Dia Internacional da Visibilidade Trans, nesta quinta-feira (31/3), o viaduto em curva da entrada da Cidade estará iluminado com as cores azul, rosa e branco da bandeira trans (que representa pessoas transexuais, travestis e não-binárias). A iniciativa visa dar maior visibilidade à busca por igualdade e respeito para este público.
Às 19h, será realizada a palestra ‘O respeito TRANSforma o mundo’, no auditório da Associação dos Advogados de Santos (AAS – Rua Tolentino Filgueiras, 162, Gonzaga), com a participação da coordenadora da Diversidade (Codiver) da Prefeitura, Taiane Myiake; da advogada e ativista na causa trans, Naome Maratea e da psicóloga e sexóloga Márcia Atik.
O evento é realizado em parceria entre a Codiver, AAS, OAB-Santos e Associação dos Advogados Trabalhistas de Santos (AATS). Para participar, o interessado deverá doar um produto de higiene.
Santos é pioneira na Baixada Santista no que diz respeito a políticas públicas voltadas para a diversidade. O Município foi o primeiro, em 2015, a aprovar lei que dá direito ao uso do nome social, como lembra Taiane Myiake.
Segundo ela, todo tipo de atitude que busca informar a população é uma forma de diminuir o preconceito. “A gente só avança através da informação, pois rompemos estigmas. Tudo que fazemos em prol de informar ou conscientizar ajuda a mudar essa cultura de violência”.
A violência e a desinformação infelizmente são rotina na vida de muitas pessoas trans. Taiane, que se reconhece como travesti politicamente e mulher transexual socialmente, conta que já vivenciou o abandono, ao ser expulsa de casa aos 19 anos. “As pessoas trans muitas vezes precisam de oportunidade e acolhimento. Ainda hoje muitas pessoas são colocadas para fora de casa quando se assumem”.
Deixe um comentário