Santos Saúde

Idosos voltam a se movimentar com música e dança nas policlínicas de Santos

11/02/2022
Marcelo Martins/PMS

As atividades do Movimente-se com a Música e a Dança, do Departamento de Atenção Básica da Secretaria de Saúde, já estão de volta. As aulas foram retomadas, após o período de férias, em 14 policlínicas do Município: Alemoa/Chico de Paula, Aparecida, Areia Branca, Bom Retiro, Campo Grande, Embaré, Jabaquara, Marapé, Nova Cintra, Pompeia/José Menino, Piratininga, São Bento, São Jorge/Caneleira e Vila Mathias.

Durante uma hora semanalmente, os participantes se exercitam e praticam movimentos especiais ao som de músicas bem animadas. Sentados em círculos, eles mexem o corpo todo, movem cabeça, pernas e braços. As aulas são desenvolvidas com base na dança sênior. Por isso, cada gesto, cada coreografia decorada, a sequência realizada no ritmo da música, tudo tem um propósito, explica a coordenadora do programa,  Ana Paula Rodrigues Fernandes Souza Marques.

“É uma atividade física leve, não é para condicionamento físico. Ela trabalha com flexibilidade de articulação, com equilíbrio e até com a memória – porque eles decoram os gestos e as coreografias”, diz Ana Paula. “Geralmente fazemos as aulas com eles sentados para incluir pessoas que têm mobilidade reduzida. Temos cadeirantes em alguns grupos. É bem inclusivo”.

Ela conta que a dança sênior surgiu na Alemanha e chegou ao Brasil na década de 1970 e foi se espalhando pelo País. Cativa os alunos porque, além de estimular o corpo e a mente, ajuda a elevar a autoestima, diz Ana Paula. “Também trabalha a socialização. Eles adoram estar juntos. Muitos relatam que a depressão melhorou e que as dores foram embora após começar a atividade”.

A coordenadora informa ainda que outros ingredientes foram sendo acrescentados às aulas. “Também utilizamos músicas populares com ritmo de Carnaval. Temos dinâmicas e passeios, às vezes, fora do horário de aula”.

E, como ainda estamos na pandemia, é obrigatório o uso de máscara, reforça Ana Paula. “Recomendamos que, quem tiver com sintomas de gripe, fique em casa até melhorar”.

Onde ir

Segunda-feira
9h – Policlínica Bom Retiro (atividades no Jardim Botânico Chico Mendes – Rua João Fraccaroli s/nº)
9h – Policlínica Campo Grande (Rua Carvalho de Mendonça, 607) – Pessoas com nomes que iniciam entre as letras A e L
14h – Policlínica Vila Mathias (atividades na Sociedade de Melhoramentos do Bairro Encruzilhada – Praça Padre Champagnat, nº1)
15h – Policlínica Embaré (Praça Coronel Fernando Prestes s/nº)

Terça-feira
9h – Policlínica Marapé (atividades na Sociedade de Melhoramentos do Marapé – Rua Nove de Julho, 111)

Quarta-feira
9h – Policlínica Areia Branca (Rua Francisco Lourenço Gomes, 118)
14h – Policlínica São Bento (Rua das Pedras s/nº)
14h – Policlínica Piratininga (Praça João de Moraes Chaves s/nº)

Quinta-feira

9h – Policlínica Pompeia/José Menino (Rua Ceará, 11)
9h – Policlínica São Jorge/Caneleira (Av. Francisco Ferreira Canto, 351)
15h – Policlínica Aparecida (Av. Pedro Lessa, 1.728)

Sexta-feira
8h30 – Policlínica Nova Cintra (Rua José Ozéas Barbosa s/nº)
8h30 – Policlínica Alemoa/Chico de Paula (Rua Afonsina Proost de Souza s/nº)
9h – Policlínica Campo Grande (Rua Carvalho de Mendonça, 607) – Pessoas com nomes que iniciam entre as letras M e Z
10h – Policlínica Jabaquara (Rua Vasco da Gama, 32)