Santos

Homenagens a José Bonifácio marcam o Bicentenário da Independência em Santos

08/09/2022 Bárbara Camargo
Dvulgação/`Prefeitura de Santos

O Centro Histórico de Santos ficou verde e amarelo neste 7 de setembro. Nem mesmo a chuva interrompeu a celebração do Bicentenário da Independência do Brasil, acontecimento tão importante para a história do País e da Cidade, reunindo mais de 2.500 pessoas.

Quem compareceu ao Festival da Independência pôde prestigiar desfiles de instituições santistas e a inauguração de duas atrações em homenagem ao santista José Bonifácio, considerado o Patriarca da Independência do Brasil. O evento englobou as praças Mauá e Barão do Rio Branco e também irá abranger outros pontos da Região Central ao longo do mês.

“Hoje a comemoração não foi na praia, como de costume, mas sim no Centro Histórico, onde tudo começou. Foi aqui onde morou José Bonifácio, o santista mais ilustre, e onde Dom Pedro passou em sua visita à Cidade. É importante sempre valorizar o Centro de Santos porque ele foi, de certa forma, o berço da Independência do Brasil”, disse o prefeito Rogério Santos.

Mais de mil alunos dos ensinos fundamental I e II e médio desfilaram ao som dos próprios instrumentos e da Banda do Comando de Defesa Antiaérea do Exército, que executou os hinos Nacional, Municipal e da Independência do País. Participaram nove escolas municipais, três estaduais e seis escolas particulares e projetos sociais.

Memorial

Logo após as apresentações, as autoridades locais e representantes da família do Patriarca da Independência se reuniram para cortar a faixa de inauguração do Memorial José Bonifácio. O novo equipamento está instalado no subsolo da Praça Mauá, onde ficava o banheiro público.

O local agora é um espaço expositivo interativo, que permitirá aos visitantes uma imersão tecnológica sobre a vida e história do Patriarca. Através de mapeamentos digitais, o visitante poderá conhecer a trajetória de Bonifácio, desde o papel como geólogo e ambientalista, além de seu legado político.

A obra foi custeada pela Bandeirantes Deicmar, como uma das contrapartidas para o funcionamento de Centro Logístico e Industrial Aduaneiro (Clia). Para abrigar o memorial, o espaço passou por reformulação completa, envolvendo a troca dos pisos, forros e revitalização das partes hidráulica e elétrica.

O exterior também foi reformado, ganhando um espelho d’água no lugar da antiga fonte. “Ao longo do tempo, esse espaço poderá ser absorvido para questões culturais e de educação ambiental, além de ser dinâmico para atrair jovens, famílias e turistas”, explicou o secretário municipal de Desenvolvimento Urbano (Sedurb), Glaucus Farinello.

O memorial possui uma sala imersiva, com uma grande tela de led que exibirá o vídeo inaugural da visita, e na Sala Diamante, que abriga uma tela interativa, é possível conhecer um pouco da história de José Bonifácio, e uma figura icônica que remete a um diamante, numa alusão à mineralogia, uma das muitas áreas de atuação do Patriarca. Ficará aberto de terça a domingo, das 10h às 16h. A visitação é gratuita e será realizada com grupos de até 12 pessoas.

O banheiro público que funcionava no local está sendo transferido para a esquina da Praça Mauá com a Rua General Câmara. Essa obra é custeada também pela iniciativa privada, sendo responsabilidade da Santos Brasil, como uma das contrapartidas para funcionamento da Clia.

As comemorações seguiram para a Praça Barão do Rio Branco, onde a estátua instagramável de José Bonifácio foi inaugurada. Trata-se de uma escultura em bronze, em tamanho real, que proporcionará aos santistas e turistas a possibilidade de tirar uma selfie com uma das figuras históricas mais importantes do Brasil.

Fazendo referência à ligação de José Bonifácio à descoberta do lítio – metal importante para a fabricação de baterias para celular – a escultura carrega um smartphone, onde os visitantes podem encaixar o próprio celular e fazer registros ao lado do ícone santista.

“Essa estátua instagramavel vai aproximar os jovens da história de Santos, porque eles poderão vir, tirar uma foto, colocar no Instagram e se sentir mais próximos a alguém que contribuiu muito para o País”, ressalta Farinello.

O monumento tem o objetivo de proporcionar maior integração da praça ao Pantheon dos Andradas. Atualmente, ambos passam por restauro e reforma que tornarão os locais ainda mais adequados para eventos turísticos e culturais. A praça deve ser entregue já no próximo mês, enquanto o restauro do Pantheon deve ser finalizado até dezembro.