Economia

Holandeses demonstram interesse em túnel Santos-Guarujá, diz Tarcísio

24/04/2025 Da Redação
Divulgação/MPor

Terceiro dia de missão internacional teve reuniões com empresas especializadas em obras submersas e infraestrutura portuária

No terceiro dia do roadshow internacional com investidores na Europa, o governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos), destacou o crescente interesse de empresas holandesas no projeto do túnel submerso Santos-Guarujá, uma das principais obras previstas no Novo Programa de Aceleração do Crescimento (PAC). Durante agenda na Holanda nesta quarta-feira (23), ele afirmou que os encontros com investidores têm demonstrado que o mercado europeu está atento e engajado na proposta.

“Todas as empresas com quem nos reunimos nestes primeiros dias na Holanda vêm demonstrando muita disposição em relação ao projeto do túnel Santos-Guarujá. A cada conversa percebemos o quanto eles estão estudando essa obra com profundidade. Os encontros com os investidores holandeses foram fundamentais para nos atualizarmos de acordo com o mercado e aperfeiçoarmos nosso projeto. Nosso objetivo é proporcionar um leilão competitivo, atraindo os melhores players do mundo”, afirmou o governador.

A reunião com as empresas TEC Tunnel e Immontec ocorreu em Amersfoort, no segundo dia de compromissos na Holanda, mas o terceiro do roadshow, iniciado em Portugal no último dia 21 com participação apenas do governo federal. A agenda é agora conjunta, reunindo a comitiva paulista e representantes do Ministério de Portos e Aeroportos.

A holandesa TEC Tunnel é reconhecida internacionalmente por sua atuação em projetos de engenharia de túneis, inclusive em soluções imersas e escavadas em meio urbano. Já a Immontec é especializada em investimentos em infraestrutura, com foco em projetos logísticos, portuários e de mobilidade, oferecendo suporte técnico e financeiro ao desenvolvimento de grandes empreendimentos.

O ministro Silvio Costa Filho, que lidera a missão federal, reforçou a importância da integração entre os projetos do PAC e os esforços dos governos estaduais para atrair capital estrangeiro. “Estamos vivenciando o maior volume de investimentos da história do Porto de Santos. Serão mais de R$ 20 bilhões nesses próximos cinco anos”, afirmou, ao destacar o papel da obra para a mobilidade urbana e o escoamento da produção nacional.

Com 1,5 km de extensão, sendo 870 metros imersos, o túnel contará com três faixas por sentido, além de passagem para pedestres, ciclistas e uma via exclusiva para o Veículo Leve sobre Trilhos (VLT). A obra deve beneficiar 1,2 milhão de pessoas diariamente e será viabilizada por uma concessão patrocinada de 30 anos, com leilão previsto para 1º de agosto. O investimento estimado é de R$ 6 bilhões, com geração de 9 mil empregos diretos e indiretos.

Presidente da Autoridade Portuária de Santos (APS), Anderson Pomini ressaltou que o empreendimento precisa ser avaliado também pelos seus impactos urbanos e sociais. “O Porto de Santos está conectado a cinco cidades e tem impacto direto na vida de 2 milhões de habitantes. Há temas sociais, habitacionais e ambientais que são muito relevantes, além dos operacionais, já que o porto representa 30% da corrente comercial brasileira”, disse.

Além do túnel, Pomini também apresentou aos investidores outros projetos em andamento no complexo santista, como o aprofundamento gradual do canal de navegação de 15 para 17 metros, com início previsto ainda para este ano. “Ficamos impressionados com a capacidade e a tecnologia que nos foram apresentadas aqui. É exatamente dessa segurança na operação portuária que precisamos”, afirmou.

Hidrovias

O Ministério de Portos e Aeroportos também aproveita a viagem para apresentar os planos de fortalecimento das hidrovias brasileiras. Estão previstas concessões de seis rotas navegáveis, com investimentos estimados em quase R$ 10 bilhões. “Estamos trabalhando para realizar a primeira concessão hidroviária do Brasil. É importante trocar experiências para modelar esses projetos, fortalecendo o modal hidroviário como via de escoamento da produção”, afirmou Costa Filho.

A comitiva brasileira inclui ainda o secretário nacional de Portos, Alex Ávila, o secretário estadual de Parcerias em Investimentos de São Paulo, Rafael Benini, a secretária de Comunicação, Lais Vita, e o diretor corporativo e financeiro da InvestSP, João Paulo Hamú. A missão segue agora para reuniões na Dinamarca e, em seguida, para a Noruega – esta última etapa será cumprida exclusivamente pelo governo paulista.