Significados do Judaísmo

Henrietta Szold, A Heroína Mãe do Yshuv

09/12/2021
Henrietta Szold, A Heroína Mãe do Yshuv | Jornal da Orla

Ela lutou incansavelmente pelo lugar das mulheres no judaísmo.

Nascida em Baltimore em 1860, Henrietta Szold foi impulsionada desde jovem pela missão captada no conceito de tikun olam, “conserto do mundo”.
A famosa historiadora israelense Dvora Hacohen captura a vida dramática dessa mulher notável: Muito antes que alguém tivesse ouvido falar de interseccionalidade, Szold afirmou que seus muitos compromissos políticos eram inseparáveis.

Ela lutou incansavelmente pelo lugar das mulheres no judaísmo e por redes de saúde e educacionais no Mandato da Palestina.

Sua longa vida, de 1860 a 1945, foi permeada por alguns dos anos mais turbulentos da história moderna, quando grandes ondas de imigração transformaram os Estados Unidos em uma nação poderosa e quando revoluções sociais e dois conflitos globais ocorreram no cenário mundial.

Esses eventos, que abalaram e moldaram a vida de milhões de pessoas, estão inseridos na trama de sua própria história de vida.

Szold era de uma família de imigrantes húngaros de língua alemã; seu pai era rabino. Depois de se formar no colégio público em 1877, ela ensinou francês, alemão, latim, ciências, matemática e história na academia feminina da Misses Adams’ School em Baltimore, Maryland, por 15 anos.

Szold foi, em certos aspectos, uma precursora da libertação das mulheres judias. Quando sua mãe morreu em 1916, um amigo íntimo, Haym Peretz, se ofereceu para rezar o Kadish do Enlutado pela falecida. E Henrietta respondeu:

“Eu sei bem e aprecio o que você diz sobre a tradição judaica; e a tradição judaica é muito querida e sagrada para mim. E, no entanto, não posso pedir-lhe que diga o Kadish em homenagem a minha mãe. O Kadish significa para mim que o sobrevivente pública e marcadamente manifesta seu desejo e intenção de assumir a relação com a comunidade judaica que seus pais tinham, e que assim a cadeia da tradição permaneça ininterrupta de geração em geração, cada uma adicionando seu próprio elo. Você pode fazer isso para as gerações de sua família, Devo fazer isso pelas gerações de minha família. ”

Tendo estudado hebraico e o Talmud com o pai, ela também deu aulas na sinagoga de seu pai.

Em 1889, Henrietta organizou um curso noturno de história e costumes americanos para imigrantes judeus recém-chegados da Europa oriental e o experimento foi tão bem-sucedido que várias outras classes foram formadas para atender à demanda.

Depois de estudar no Seminário Teológico Judaico, ela atuou como secretária executiva do comitê de publicações da Sociedade de Publicação Judaica, editando e publicando muitas obras importantes da história judaica.

Mas, sua maior realização foi a criação do Hadassah, a organização sionista de mulheres dos Estados Unidos. Sob sua direção, o Hadassah se tornou o maior e mais poderoso grupo sionista dos Estados Unidos, arrecadando fundos e montando hospitais, bancos de alimentos, escolas de enfermagem e programas de assistência social.

O trabalho de Szold ajudou a criar a infraestrutura médica, educacional e de serviço social que ajudou a transformar o sonho de um estado judeu em uma realidade viável.

Uma das primeiras defensoras do sionismo, ela fez um discurso em 1896 delineando sua filosofia – os judeus deveriam ter permissão para retornar à sua antiga pátria e os judeus deveriam trabalhar para reviver a cultura judaica.

Em 1898, ela se tornou membro do comitê executivo da Federação dos Sionistas Americanos (FAZ), a única mulher do grupo.

Em 1920, Szold chegou à Palestina para assumir pessoalmente o comando da unidade médica do Hadassah (a instituição que havia fundado e que estendeu seu campo de atuação até Israel).

Ela lá se estabeleceu e dedicou os 25 anos restantes de sua vida ao trabalho humanitário com os judeus de sua terra de adoção.

Seu trabalho, tanto na prestação de cuidados de saúde e serviços educacionais aos residentes da Palestina, quanto no resgate de crianças do Holocausto, rendeu-lhe o título de “mãe do Yshuv” (a comunidade judaica na Palestina).

Durante a década de 1930, ela liderou a Youth Aliyah (aliá juvenil), ajudando crianças judias a deixar a Alemanha nazista e ir para a Palestina.

O programa Youth Aliyah não poderia ter tido sucesso se não abordasse as complicações administrativas envolvidas em “libertar” crianças, transportá-las para um novo país e garantir que suas necessidades físicas e emocionais fossem atendidas neste estranha terra nova.

Henrietta lutou pela erradicação do antissemitismo e elogiou escritores e pensadores de todas as religiões que levantaram suas vozes contra ele.

Ela destacou as conquistas dos judeus e suas muitas contribuições para a sociedade. E também chamou a atenção para as realizações de mulheres judias nos campos da literatura e da ciência.

A tarefa que Henrietta imaginou para a organização Hadassah, que ela criou, era particularmente complexa, exigindo ação simultânea em duas frentes geograficamente distantes, na América e na Palestina, com necessidades diversas, cada uma exigindo imensos esforços.

Com a ajuda do Hadassah, Henrietta estabeleceu uma infraestrutura de saúde médica na Palestina com hospitais e clínicas em todo o país.

Ela também ajudou a reformar a educação e desenvolver a profissão de serviço social no pré-estado de Israel.

Embora suas raízes culturais estivessem claramente nos Estados Unidos, Szold claramente se tornou uma “residente” de sua terra natal adotiva.

Ela morreu em 1945, três anos antes da criação do Estado de Israel, que tanto fez para tornar possível.

Até hoje Henrietta Szold é considerada uma das verdadeiras figuras heroicas da história judaica-americana, uma mulher erudita, uma judia apaixonadamente comprometida e uma pessoa que salvou milhares de vidas.

Em 2005, a organização criada por essa marcante mulher, a Hadassah Medical Organization, recebeu uma indicação ao Prêmio Nobel da Paz por oferecer atendimento médico avançado a todos, independentemente de raça, etnia ou nacionalidade, basicamente criando uma ponte para a paz por meio da medicina.

Este artigo é de responsabilidade do autor e não reflete a linha editorial e ideológica do Jornal da Orla. O jornal não se responsabiliza pelas colunas publicadas neste espaço.