Mundo Pet

Guarujá reduz número de animais abandonados

17/08/2023
Divulgação/Prefeitura de Guarujá

A Prefeitura de Guarujá reduziu em cerca de 20%, o número de animais abandonados na cidade, na comparação com o primeiro semestre de 2022. Dados divulgados pela Administração Municipal revelam que, de janeiro a julho do ano passado, 1.068 animais foram vítimas de abandono, contra 881 no mesmo período deste ano. Ou seja, Guarujá obteve uma queda de 17%.

De acordo com a superintendente da Diretoria de Proteção e Bem-estar Animal, Daniele Coelho da Silva, “os números são resultados de um trabalho intenso de conscientização e divulgação de cuidado com pets, e a importância das castrações, evitando a reprodução incontrolável, de cães e gatos e assim diminuindo consideravelmente os abandonados”.

Quanto às adoções, o Município apresentou uma leve melhora. Foram 541 no primeiro semestre do ano passado, subindo para 555 adotados de janeiro a julho deste ano. Ao longo do ano, foram realizadas quatro feiras de adoções, além de ações em conjunto com outros eventos.

Como denunciar maus-tratos contra animais em Guarujá

Maus-tratos contra cães e gatos é crime, conforme a Lei Federal 14.064/20, conhecida como Lei Sansão, e pode resultar em punição com dois a cinco anos de reclusão, multa e proibição da guarda de animais.

Todos os animais abandonados, vítimas de violência ou doentes são encaminhados para a Diretoria de Proteção e Bem Estar Animal, que funciona de segunda a sexta-feira, das 8h às 12h e das 13h às 17h.

Para denunciar alguma situação deste tipo, o munícipe deve se dirigir até a Unidade ou ligar para a Polícia Militar Ambiental pelo telefone (13) 3348-4750. O sigilo do denunciante é garantido.

O amor da adoção
Atualmente, existem 145 cães adultos, disponíveis para adoção, todos eles estão vermifugados, castrados e cerca de 20 cães filhotes, que já saem com agendamento para castração. Além disso, os animais saem microchipados, técnica que consiste na implantação de um chip, que contém informações sobre saúde, raça e o dono.

É preciso levar RG, CPF e comprovante de residência para conclusão do processo adotivo. O tutor também deve assinar um termo de responsabilidade, se comprometendo a zelar pela saúde e bem-estar do pet. A Unidade também acompanha os novos donos dos animis para analisar o estado de saúde do cão.

A Diretoria de Proteção e Bem-estar Animal fica na Rua Maria Lídia Rêgo Lima, 301, no Jardim Conceiçãozinha.