Baixada Santista

Guarujá irá apagar iluminação da Praia das Astúrias durante a madrugada

18/05/2022
Divulgação/Prefeitura de Guarujá

Atendendo a solicitação de moradores, a Prefeitura de Guarujá vai apagar as luzes da faixa de areia na Praia das Astúrias diariamente a partir da 1 hora da manhã. A decisão foi acertada em recente reunião com moradores na Prefeitura, em função de inúmeras reclamações de perturbação de sossego motivada por grupos que se reúnem no local até altas horas, promovendo festas e até partidas de futebol em horários não permitidos pela legislação municipal.

Os moradores relatam que o problema na Praia das Astúrias, uma das mais frequentadas de Guarujá, já vem há algum tempo, mas que tomou uma proporção maior nos últimos meses, com a praia mais iluminada.

Com todos esses problemas apontados, a maioria das pessoas que ali reside não consegue dormir por causa do barulho e, por isso, solicitaram à Prefeitura um horário mais flexível para iluminar a faixa de areia, que atualmente fica ligada a noite toda, favorecendo festas ao ar livre e partidas de futebol no local.

A Prefeitura entende que a tranquilidade dos moradores tem que ser respeitada e por isso atendeu a reivindicação dos munícipes. A medida, que deve entrar em vigor até o fim desta semana, também vai gerar economia no consumo de energia para os cofres públicos.

Futebol de areia

A prática de futebol na faixa de areia é permitida das 16 às 22 horas em locais pré-definidos. Somente de dezembro a fevereiro é que há uma flexibilização, ficando permitido das 6 às 9 horas e das 17 às 22 horas. É o que dispõe o decreto 10133/2012 sobre a prática de esportes nas praias de Guarujá. Além disso, é proibida a realização de competições esportivas após as 22 horas, em qualquer praia da Cidade.