Baixada Santista

Guarujá irá ampliar atendimento a pessoas com deficiência

11/01/2022
Divulgação/Prefeitura de Guarujá

vice-prefeita de Guarujá, Adriana Machado, assinou na segunda-feira (10/1), o contrato para a reforma do Centro de Convivência da Associação dos Deficientes da Ilha de Santo Amaro (Adisa), em Vicente de Carvalho. A cerimônia abriu a semana de comemorações pelo aniversário do Padroeiro da cidade, Santo Amaro, celebrado no sábado (15/1).

“O nosso governo se propôs a resgatar políticas públicas levando à sociedade equipamentos que possam melhorar a vida das pessoas, dando mais condições para a inclusão e mais qualidade de vida. Isso é motivo de louvor” disse a vice-prefeita.

O projeto de reforma prevê a troca da cobertura da área externa do imóvel, a construção de sala para cursos de capacitação, vestiários masculinos e femininos, piscina e mini quadra esportiva na área remanescente nos fundos da edificação atual da sede da entidade.

Orçada em R$ 475.605,36, a obra será realizada com investimentos provenientes de três emendas impositivas do vereador Fernando Martins dos Santos e dos ex-vereadores Joel Agostinho e Mauro Teixeira, com complementação do Tesouro Municipal. O prazo previsto para início das obras é de cinco meses.

Construções novas também estão previstas. Elas foram projetadas para atender as necessidades das pessoas com deficiência e irão permitir que a Adisa ofereça melhor atendimento para todos que frequentam a associação. A sala de capacitação vai contribuir de forma significativa para que os portadores de deficiência contem com melhor capacitação, visando à inserção no mercado de trabalho.

Piscina e mini quadra esportiva

O Centro de Convivência da Adisa vai ganhar uma piscina.  Com o novo equipamento, a associação poderá oferecer ao público, com deficiência ou não, aulas de hidroginástica, natação e até mesmo fisioterapia (quando prescrita por um profissional da Saúde), atividades extremamente importantes, sobretudo àquelas pessoas com deficiência ou mobilidade reduzida.

Outra conquista contemplada pelo projeto é a mini quadra esportiva, onde poderão ser desenvolvidos esportes adaptados como basquete sobre rodas, o vôlei sentado, entre outros esportes voltados a esse público, os quais comprovadamente contribuirão para o fortalecimento muscular, agilidade física, além de atuar direta e indiretamente sobre os aspectos cognitivo, afetivo e motor do ser humano.

A Coordenadora da Adisa, Cristina Gonçalves, destacou que a Adisa está luta por um centro de convivência há três anos e que agora o sonho se tornou realidade.

“Com  a construção da piscina e da mini quadra esportiva teremos  condições de ampliar o atendimento para a pessoa com deficiência e outros públicos atividades fundamentais que vão melhorar muito a saúde dos assistidos. O nosso objetivo maior é trabalhar a inclusão”, afirmou Cristina. Atualmente, a Adisa conta com 57 assistidos.