Baixada Santista Meio Ambiente

Guarujá ganha loja Eco Troca Cultural

12/10/2022
Divulgação/Prefeitura de Guarujá

Com várias sacolas contendo garrafas pet e tampinhas de plástico, Teresa Finesso foi a primeira colaboradora da Loja Eco Troca Cultural. O espaço foi inaugurado em Guarujá no dia 7/10, no Teatro Municipal Procópio Ferreira e faz parte do Projeto Recicla Cidade. A realização é da Prefeitura de Guarujá, em parceria com a ong Espaço Urbano.

“Estou acostumada a separar o lixo reciclável no prédio onde moro. Quando soube que poderia trocar o plástico por produtos de artesanato, vim garantir o meu, pois sou apaixonada por artesanato”, contou a aluna do curso. que é oferecido pela Secult.

No local, a população poderá obter miçangas, tintas, tecidos, bordado, linhas de lã, colas, telas e até instrumentos musicais. Cada produto vale pontuação. No caso do livro, por exemplo, cada exemplar vale 50 moedas. Desta forma, a cada um quilo de plástico arrecadado, o material é pesado e a pessoa ganha um eco carteira (cupom). Conforme a quantidade, ela recebe um carimbo e começa a juntar pontos para a troca. Todo material plástico coletado é posteriormente encaminhado às cooperativas da Cidade.

Ao trocar 40 embalagens plásticas, secas e higienizadas, o munícipe concorrerá ainda a um sorteio de celular Iphone 13. A troca de recicláveis por cupons acontecerá até o dia 24 de fevereiro de 2023, com resultado divulgado no dia 8 de março do mesmo ano. A transmissão será ao vivo pelo YouTube da ONG Espaço Urbano.

A Eco Troca Cultural ganhou um ponto de entrega voluntária (PEV) e é a sexta implantada na Cidade. Na cerimônia de inauguração, o secretário municipal de Cultura, falou que a Loja vem ao encontro dos projetos da pasta. “Quando soube desta ação, logo quis que isso se tornasse uma realidade. Precisamos estar em cada comunidade e por meio de parcerias como essa vamos expandir a loja cultural pela Cidade”.

A coordenadora de projetos da ONG Espaço Urbano, Roseli Barbosa, conta sobre os pilares da iniciativa. “Ela possui três principais causas: ambiental, social e cultural. A gente uniu o lixo ao luxo, pois o plástico que encontramos no meio ambiente se tornou um item valioso em nossas mãos”.

As tratativas para o funcionamento do Projeto em Guarujá começaram antes da pandemia, de acordo com o secretário adjunto de Meio Ambiente. “É uma ação que envolve todo mundo, com ações compartilhadas. Uma união entre cooperativas, sociedade civil e poder público”, definiu.

A solenidade de inauguração teve a apresentação da flautista da Orquestra Municipal de Guarujá, Amanda Lopes. O evento registrou ainda a participação de representantes de cooperativas da Cidade, além dos técnicos da Secult, representantes da sociedade civil e convidados.

Recicla Cidade

O Recicla Cidade visa à sensibilização e capacitação em educação ambiental dos atores sociais envolvidos no setor de coleta seletiva e reciclagem de resíduos sólidos, incentivando o aumento da quantidade e qualidade dos materiais destinados corretamente para reciclagem.

Dentro dele, está o programa ambiental “Reciclou, Ganhou!”, que foi instituído na Cidade por meio da Lei 5.031/ 2022. Além de Guarujá, o projeto está em 20 cidades no Estado, dentre elas, as 12 cidades do Consórcio de Desenvolvimento dos Municípios do Alto Tietê (Condemat) e as sete cidades do Consórcio Intermunicipal Grande ABC.