Baixada Santista

Guarujá formaliza mais de 4 mil microempreendedores individuais em 2021

07/12/2021
Divulgação/Prefeitura de Guarujá

Posto Sebrae registrou mais de 2.500 atendimentos e 81 ações só este ano

Nos últimos cinco anos, Guarujá já formalizou mais de 16 mil novos Microempreendedores Individuais (MEIs), superando os 13 mil criados entre 2008, ano da criação do programa, e 2016. Só em 2021, foram quatro mil novos MEIs, com uma média de 350 formalizações por mês. O bom resultado é fruto da política de incentivo ao empreendedorismo como forma de aquecer a economia local, fomentada pela Prefeitura de Guarujá.

Durante a crise provocada pela covid-19, com a economia retraída, a Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Portuário (Sedep) investiu ainda mais na oferta de qualificação profissional gratuita, inovando ao oferecer diversos cursos on-line a fim de combater o desaquecimento da economia e o combate ao desemprego decorrente dela em nível nacional, e manter as medidas de segurança e higiene em tempos de pandemia.

Quem aproveitou a oportunidade de se formalizar foi a jovem Beatriz Nunes da Silva, de 23 anos. A moradora do Jardim Primavera garantiu o MEI para exercer as funções de entregadora de encomendas e motorista de aplicativo. “Queria ter uma segurança já que trabalho por conta própria. Precisava contribuir para contar com um auxílio no caso de acontecer alguma coisa. O atendimento foi ótimo e consegui tirar todas as minhas dúvidas”.

Em 2021, o posto do Sebrae em Guarujá registrou mais de 2.500 atendimentos (veja abaixo os principais segmentos de atuação). Ao todo, foram realizadas 81 ações entre cursos de capacitação, projetos e iniciativas de fomento ao empreendedorismo. Entre cursos e palestras presenciais e on-line, além de ações de grande impacto, foram alcançadas mais de cinco mil pessoas.

Os principais segmentos de atuação são:

Cabeleireiros, manicures e pedicures (2.534)
Comércio de vestuário e acessórios (2.358)
Pedreiro (1.301)
Marmiteiro (1.064)
Lanchonete (1.040)
Serviços Domésticos (753)
Manutenção e Reparação de Embarcações (677)
Promoção de Vendas (635)
Comércio Varejista de Bebidas (629)
Restaurantes e similares (612)

Jornada Empreendedora 2021

Desde 4 de novembro e até esta segunda-feira (dia 6), a Prefeitura de Guarujá realiza a Jornada Empreendedora 2021. Desta vez, a ênfase foi no Marketing Digital, com cursos realizados em parceria com Sebrae e Senac. Todas as disciplinas técnicas contaram com 100% do material e insumos cedidos aos alunos. Ao todo, foram ofertadas 140 vagas presenciais e 250 on-line.

Para 2022

No próximo ano, as atividades começarão em março, com calendário de cursos a ser definido. Já está programada a realização do Fórum de Marketing Digital, no Teatro Municipal Procópio Ferreira em março, abrindo as atividades.

Haverá ainda a reformulação do Banco do Povo Paulista, com a inclusão do atendimento remoto, ações itinerantes e mais agentes, para tornar ainda mais acessível o financiamento popular aos empreendedores formais ou informais, microempreendedores individuais, entre outros.