Baixada Santista Covid-19

Guarujá atinge 800 mil doses de vacinas aplicadas contra a covid-19

05/12/2022
Divulgação/Prefeitura de Guarujá

A Prefeitura de Guarujá atingiu a marca de 800.906 doses de vacinas aplicadas contra a covid-19 pela Secretaria Municipal de Saúde, na última quinta-feira (1º/12). O resultado é correspondente à soma da primeira, segunda, terceira, quarta e quinta (imunossuprimidos) doses aplicadas na população adulta. A soma também contempla a primeira, segunda e terceira doses em adolescentes de 12 a 17 anos; acrescida ainda da primeira e segunda aplicações em crianças de 3 a 11 anos, além da imunização em bebês com comorbidades, de 6 meses a menores de 3 anos, iniciada na última semana.

Entretanto, a Secretaria de Saúde aponta que o número de pessoas que foi aos postos de vacinação diminuiu de forma considerável este ano. De 21 de janeiro de 2021, quando foi aplicada a primeira vacina contra a covid-19 em uma profissional de Saúde no Município, a 28 de janeiro de 2022, mais de 600 mil doses foram administradas em Guarujá. A quantidade corresponde a 75% do total de aplicações efetuadas desde o início da campanha. Já de 28 de janeiro deste ano até a última quinta-feira (1º), foram 200 mil doses aplicadas, o equivalente a 25% do montante.

O Município não mede esforços para democratizar o acesso à imunização. As equipes de agentes comunitários de Saúde fazem busca ativa nos bairros e a Prefeitura disponibiliza 20 postos fixos de vacinação, instalados nas Unidades de Saúde da Família (Usafas) e Unidades Básicas de Saúde (UBSs), de segunda a sexta-feira, das 9 às 15 horas.

A Secretaria já adotou diversas ações para atrair o público e levar a vacinação para fora dos postos fixos. Houve a realização de pesquisa em escolas para conscientizar as famílias sobre a necessidade da vacinação infantil. Foram realizados mutirões em comunidades e espaços de grande circulação de pessoas, como Estação das Barcas, Terminal Ferry Boat, Centro de Atividades Educacionais e Comunitárias (Caecs), Ginásio Marivaldo Fernandes (Guaibê), sede do Serviço Social do Transporte/ Serviço Nacional de Aprendizagem do Transporte (Sest/Senat), Organizações Não Governamentais (ONGs), circo, escolas de samba, quadras e campos de futebol e igrejas.

Plantão Noturno

Atualmente, a Prefeitura promove o plantão noturno da vacinação toda quarta-feira, em quatro Usafas diferentes, circulando pelas 15 da rede municipal. Neste dia da semana, os postos de vacinação atendem das 9 às 20 horas. O objetivo é ampliar a cobertura vacinal na Cidade e oferecer um horário alternativo de imunização aos trabalhadores. Na primeira semana, dia 23 de novembro, foram 299 munícipes procurar o serviço no horário ampliado para se imunizar. Já na última quarta-feira (30), 264 foram imunizados.

Nesta quarta-feira (7), o plantão noturno acontecerá nas Usafas Jardim Las Palmas, Vila Rã, Vila Edna e Vila Áurea. E no dia 14 de dezembro, será a vez das Usafas Jardim Conceiçãozinha, Vila Zilda e Santa Rosa disponibilizarem a vacinação contra a covid-19 até as 20 horas. O cronograma prossegue repetindo o ciclo a partir de 21 de dezembro.

Percentuais

Entre a população adulta, com 18 anos ou mais, 100% do público recebeu a primeira dose, 96% a segunda, 74% a terceira e 21% a quarta. Entre os imunossuprimidos, já foi aplicada a quinta dose em 257 adultos, o que representa menos de 1% dos maiores de 18 anos.

Já os adolescentes de 12 a 17 anos ultrapassaram a meta estabelecida pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) em 38%, atingindo a cobertura vacinal de 138% na primeira dose, 100% na segunda dose e 30% na terceira aplicação. E entre as crianças de 3 a 11 anos, que são levadas aos postos pelos pais, mães ou responsáveis, os percentuais são de 66% e 43%, respectivamente para a primeira e segunda dose.

A Secretaria de Saúde iniciou, na última semana, vacinação para bebês com comorbidades, na faixa etária de 6 meses a menores de 3 anos. A meta do Município é imunizar 540 crianças do segmento.