Música

Grupo de música para crianças, OssoBanda lança EP com faixas inéditas nas plataformas digitais a partir de 5 de julho e em shows no Litoral

14/07/2022
Laís Aguiar/Divulgação

Rock, batuques e canções é o novo trabalho musical da OssoBanda, banda da cidade de São Sebastião, litoral norte de São Paulo, que há oito anos faz música para crianças. O EP (extended play) reúne quatro novas canções do grupo que vão do bom e velho rock and roll, como nas canções Bicho Papudo Banguela aos ritmos afro-brasileiros nas canções Criança samba e A África de dentro da gente.Do “bate-cabelo” ao samba no pé, com letras poéticas que falam direto ao universo da criança, Rock, batuques e canções é uma obra essencial para a nova geração de cidadãos e arteiros do Brasil. Com produção musical de Jonas Tatit, percussão do mestre Ari Colares, o EP conta ainda com a participação especial de Lola, filha do músico Wem, do grupo Tiquequê, cantando o rock Banguela.

A OssoBanda nasceu há oito anos no bairro de Boiçucanga, em São Sebastião, litoral de São Paulo. De lá para cá, esteve no estúdio por outras duas vezes e produziu de maneira independente os álbuns Pé de Maravilha e OssoBanda, músicas para balançar o esqueleto. Por estes trabalhos foi indicada pelo portal Lunetas – site de jornalismo para famílias e interessados na temática da infância do Instituto Alana – como uma das 20 bandas que fazem música para crianças no Brasil que você não pode deixar de ouvir.

Com passagens por várias unidades do Sesc, Sesi, Festivais de Literatura, Festivais de Rock, a OssoBanda “vem mostrando ao longo dos anos que faz rock dos bons, e não só para os pequenos, mas para toda a família”, diz Tereza Saci, vocalista do grupo. A OssoBanda é formada por Tereza Saci (voz principal), Leís Lima (guitarra), Marcelo dos Anjos (baixo) e Esdras Cabral (bateria).

Sobre as faixas

Banguela – é um punk rock com guitarras vibrantes, baixo forte e batidas dançantes que canta a deliciosa fase da vida em que as crianças trocam os dentes e ficam, banguelinhas. A música encoraja as crianças a não temerem esta fase sugerindo que esta experiência pode ser muito divertida, lúdica e tranquila. Participação especial: Lola Basani.

Criança samba – a canção é o primeiro samba da OssoBanda, tradicionalmente conhecida como uma banda de rock para crianças. E a banda não decepciona no quesito “samba no pé”. Com percussões convencionais e outras nem tanto (sim! Até uma frigideira entra na roda), o percussionista Ari Colares, conhecido por trabalhos com a Palavra Cantada, entre outros, faz uma participação especial cheia de sutilezas e brincadeiras. A guitarra do músico Leís Lima, outrora pesada, dá espaço a uma guitarra refinada e leve que se entrelaça às percussões e à melodia de maneira natural e espontânea, assim como é a criança que dança e samba, apenas porque quer, apenas porque é gostoso sambar.

A África de dentro da gente – aqui a OssoBanda apresenta uma letra repleta de palavras do nosso vocabulário cotidiano que são de origem africana e que sequer sabemos, ao mesmo tempo em que nos apresenta outras palavras africanas menos usuais, para que possamos aprendê-las para sempre e sempre lembrar que a cultura africana está na base da cultura brasileira.

No EP Rock, batuques e canções, a música ganhou a participação do renomado percussionista Ari Colares, que trouxe para as percussões elementos de ritmos afro-brasileiros como o maracatu e o congado mineiro.

Bicho Papudo (sim! Já dissemos antes que a OssoBanda faz rock para crianças!) – é um rock progressivo. Na letra, um bicho papão gaba-se de suas “malvadezas”, mas logo, revela seu ponto fraco: crianças gentis e amorosas. No final da canção, entendemos que sempre é possível transformar nossos medos e assumir outra postura diante daquilo que nos apavora.