Teatro

Grupo de Cubatão conquista Prêmio Shell de Teatro

22/03/2023
Renato Coelho/Divulgação Coletivo 302

O Coletivo 302, de Cubatão, ganhou o 33º Prêmio Shell de Teatro na categoria “Energia que vem da gente”, por iniciativas com impacto social positivo. A cerimônia de premiação ocorreu nessa terça-feira, no Rio de Janeiro.

A atração, realizada no espaço histórico do Cruzeiro Quinhentista nos anos 2019, 2020 e 2022, recebeu menção pela valorização da ancestralidade em Cubatão, pela reflexão sobre a herança socioambiental da época em que era a cidade mais poluída do mundo e pelo relevante trabalho de pesquisa sobre o município. O grupo conquistou o prêmio na primeira indicação.

O espetáculo conta sobre a Vila Parisi, extinto bairro da cidade. A perspectiva de vida de operários que saíram de suas cidades atrás de um sonho foram temas pautados para a elaboração do roteiro, assim como relatos de ex-moradores, que também contribuíram na produção do conteúdo. O objetivo do projeto é de que o público presente participe de uma vasta oportunidade sensorial, aprendendo mais sobre a história da cidade.