
O Grupo Brasil Export promove na terça (18) e quarta-feira (19) a edição 2025 do Santos Export, maior encontro do setor de transportes e infraestrutura voltado ao Porto de Santos. O evento será realizado no Santos Convention Center e abordará temas relacionados ao desenvolvimento e à modernização do maior complexo do país, incluindo tecnologia, inovação, sustentabilidade e arrendamentos portuários. Destaque também para o leilão do terminal Tecon Santos 10, o mais aguardado do setor neste ano.
No primeiro dia, a programação terá início, às 8h50, com a cerimônia de abertura conduzida por Fabrício Julião, CEO do Grupo Brasil Export, Jorge Lima, secretário de Desenvolvimento Econômico do Estado de São Paulo, e demais autoridades. Logo em seguida, às 9h10, haverá a palestra “Conexão Brasil/Itália”, ministrada por Pier Paolo Greco. Ele é o CEO da Liguria Digitale, empresa de tecnologia da informação (TI) responsável pela digitalização do Porto de Gênova.
O primeiro painel, “Tecnologia em ação – Colaboração entre empresas e ecossistemas de inovação”, está previsto para às 9h30, discutindo casos de sucesso e desafios na implementação de soluções tecnológicas nos setores de infraestrutura, logística e comércio exterior. Entre os especialistas aguardados estão Ana Paula Barros, gestora de TI e Sistemas da Wilson Sons; Flávia Cordella Silveira, gerente de TI e Escalação do Órgão Gestor de Mão de Obra de Santos (Ogmo-Santos); Kelli Azzolim, gerente de IT e OT da Vopak; Leonardo Perticarrari, gerente de Inovação e Projetos Estratégicos da Maersk; e Roberto Teijeira Claro, head de Portos e Logística da ModalGR.
Na sequência, às 10h20, será lançado o e-book “Conectando Horizontes”, uma parceria entre o Ministério de Portos e Aeroportos (MPor) e o HUB Brasil Export. A obra será apresentada por Karina Martins, diretora executiva do HUB Brasil Export, e Tetsu Koike, diretor de Políticas Setoriais, Planejamento e Inovação da pasta federal.
O representante do MPor estará presente também no segundo painel do dia, por volta de 11h40. Com o tema “Inovação aberta para impulsionar o setor”, o debate será sobre a colaboração entre startups, empresas e instituições para acelerar a transformação do setor portuário e logístico. Também participarão Daniel Divino Rodrigues, diretor do Senai da Baixada Santista; e Sofia Szenczi, community leader & customer success do Learning Village.
INFRAJUR
No período da tarde, às 14 horas, terá início o InfraJur – Encontro de Direito de Logística, Infraestrutura e Transportes, coordenado pelo desembargador Celso Peel, coordenador científico do Conselho Jurídico do Brasil Export. A programação seguirá com uma palestra especial do ministro Vital do Rêgo, presidente do Tribunal de Contas da União (TCU), sobre a atuação do órgão nos processos de arrendamento no setor portuário.
Outro ponto relevante do evento será a apresentação do secretário nacional de Aviação Civil, Tomé Franca, por volta de 16h15, abordando o Aeroporto de Guarujá e iniciativas para aprimorar a logística aérea no estado de São Paulo.
O painel InfraESG, previsto para às 17 horas, será moderado por Felipe Queiroz, diretor da Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT). O debate contará com a participação de Béatrice de Toledo Dupuy, gerente executiva de Comunicação Corporativa e Sustentabilidade da Santos Brasil; Cloves Eduardo Benevides, subsecretário de Sustentabilidade do Ministério dos Transportes; Danielle Bernardes, gerente executiva da Confederação Nacional do Transporte (CNT); e Danilo Veras, head de Public Affairs do Grupo Maersk para a América Latina.
O primeiro dia de evento se encerrará com a palestra do secretário nacional de Portos, Alex Ávila, que abordará o arrendamento do terminal Tecon Santos 10. O leilão dessa área do Porto de Santos, anteriormente denominada STS10, está previsto para novembro deste ano e é uma das principais oportunidades de investimento no setor portuário brasileiro.
SEGUNDO DIA
A quarta-feira (19), segundo e último dia do Santos Export, será voltada para painéis técnicos com foco em temas ligados principalmente ao Porto de Santos. O primeiro deles vai debater o futuro do complexo portuário santista e as perspectivas para os próximos 15 anos. Esse painel já tem as presenças confirmadas de Anderson Pomini, presidente da Autoridade Portuária de Santos; Ronei Glanzmann, CEO da MoveInfra; e Fabrizio Pierdomenico, consultor e conselheiro nacional do Brasil Export.
Em seguida, será realizado o painel “Como a tecnologia pode ajudar a aumentar a eficiência das operações logísticas ligadas ao Porto de Santos”. Confirmaram participação nesse debate a secretária-executiva do Ministério de Portos e Aeroportos, Mariana Pescatori, e a secretária de Meio Ambiente, Infraestrutura e Logística do Governo de São Paulo, Natália Resende.
O tema do último painel do Santos Export é “Desenvolvimento de corredores logísticos e as demandas dos embarcadores”. O novo diretor-geral da ANTT, Guilherme Theo Sampaio, será um dos participantes.
Os três painéis serão realizados na parte da manhã e a programação tem início previsto para às 9 horas.
A edição 2025 do Santos Export será transmitida na íntegra pelo canal da TV BE News no YouTube (@tv_benews).
Deixe um comentário