Santos

Governador e Prefeito realizam o sonho de 140 famílias

22/12/2023
Divulgação/Prefeitura de Santos

Mais 140 famílias santistas realizaram, nesta quinta-feira (21), o sonho da casa própria, com a entrega do conjunto habitacional Santos Y – Bananal. Oriundas de áreas de risco socioambiental da Zona Noroeste, mais precisamente da comunidade das Malvinas, no bairro Alemoa, elas assinaram o contrato de aquisição do apartamento, junto à Cohab Santista.

A transferência dos moradores será feita de forma escalonada, a partir de 8 de janeiro. O empreendimento, localizado na Rua Gilberto Franco e Silva nº 439, na Caneleira, tem 5.833,07 metros quadrados e conta com quatro edifícios, playground, salão de festas e estacionamento.

A entrega do conjunto, um investimento de mais de R$ 19 milhões, com a licitação e execução sendo de responsabilidade da CDHU, contou com a presença do prefeito Rogério Santos, do governador Tarcísio de Freitas e diversas autoridades.

O chefe do executivo santista destacou a parceria da Prefeitura com o Estado. “A entrega de mais moradias é a realização de um sonho, fruto de muito trabalho, que passa por conseguir o terreno, buscar recursos, a parceria com a União e principalmente com o Governo do Estado, com todo seu empenho na área habitacional. Já temos 1.080 unidades com obras em execução na Cidade e vamos construir muito mais”, disse Rogério.

O Parque Palafitas, mencionado pelo governador, é um projeto inovador da Prefeitura de Santos e trata-se de um plano de urbanização do Dique da Vila Gilda, com a construção de moradias com toda a infraestrutura, saneamento e segurança necessários.

Os contemplados oficializaram a aquisição do apartamento que tem a tipologia de dois dormitórios, sala, cozinha, banheiro e área de serviço, com 42,31 a 45,67m².

O presidente da Cohab Santista, Maurício Prado, explicou que a transferência dos moradores começa no dia 8, de forma escalonada, e deve durar um mês.  Ele falou sobre a emoção da entrega dos apartamentos. “É realização de sonho, alegria concretizada, poder transformar de verdade a vida de tantas famílias”.

Antes da entrega do conjunto habitacional, no Salão Nobre, no Paço Municipal, o prefeito Rogério Santos participou do ato de assinatura do Termo de doação do terreno da área do Bananal, junto à equipe da Superintendência do Patrimônio da União (SPU) no Estado de São Paulo, representada pelo superintendente Celso Santos Carvalho. A cessão da área foi garantida após a Prefeitura cumprir com o principal requisito, a construção do complexo dentro do prazo de 30 meses.

“Esse terreno, pertencente à União, já possuía um termo de autorização para que o Governo do Estado pudesse construir o conjunto habitacional. E hoje, felizmente, estamos doando o local para a Prefeitura para que os moradores consigam recomeçar uma nova vida nos apartamentos”, explicou Celso.