Alta Rotação

Gasolina, um mal necessário

05/08/2022
Gasolina, um mal necessário | Jornal da Orla

Muito se fala sobre a gasolina, é bom não é, é ruim é boa, tá cara, porém é um mal necessário, afinal mais de 70% da nossa frota circulante ainda utiliza esse combustível diariamente. É verdade que os veículos elétricos estão chegando, e pra nossa surpresa em velocidade acima da esperada.

Fato é, que em determinados países da Europa, até 2030 somente veículos elétricos poderão rodar em suas ruas, avenidas e estradas. Mas e por aqui? Já temos veículos híbridos e muitos 100% elétricos rodando pelo país, e pra variar, onde mais se vê esses carros, em São Paulo. Mas isso não quer dizer que a gasolina não vai mais estar entre nós, não em curto prazo.

Antes de qualquer coisa ou mudança mais drástica, o Brasil tem que estar preparado para receber em suas ruas e estradas um número expressivo de veículos elétricos, e aí falamos de postos de reabastecimento, linhas e rede elétrica preparada, edifícios e comércios com vagas e tomadas para todos esses veículos. E como conhecemos a nossa história, infelizmente isso não vai acontecer tão rápido.

Voltando a nossa velha e boa gasolina, existem mitos, verdades e lendas sobre esse combustível, tais como:

Fabricantes não recomendam gasolina aditivada. Mito. Em sua grande maioria recomenda sim.

Gasolina aditivada vicia o motor. Mito. O papel da gasolina aditivada é limpar e proteger o motor.

Gasolina aditivada aumenta a potência do motor. Mito. A gasolina aditivada limpa o sistema de injeção, contribuindo para o funcionamento do motor em sua maior eficiência.

O custo-benefício da gasolina aditivada não compensa. Mito. A gasolina aditivada ajuda a evitar problemas na manutenção e troca de peças do sistema de combustão. Além disso, auxilia a manter o bom desempenho do carro.

E com isso espero poder ter deixado claro e tirado algumas dúvidas sobre a nossa gasolina, que inclusive, é uma das melhores do mundo.

Abraços e até a semana que vem.

Este artigo é de responsabilidade do autor e não reflete a linha editorial e ideológica do Jornal da Orla. O jornal não se responsabiliza pelas colunas publicadas neste espaço.