Significados do Judaísmo

Gam Zeh Yaavor – Isso Também Passará

14/02/2024
Gam Zeh Yaavor – Isso Também Passará | Jornal da Orla

A tradução das palavras Gam Zeh Yaavor é Isso Também Passará.

Esta frase tem raízes em histórias de muitas culturas e tradições. Muitas vezes, a versão judaica deste conto inclui o Rei Salomão, um personagem da nossa tradição que representa a sabedoria.

A narrativa relata que, em meio à mudança perpétua dos assuntos humanos, um de seus súditos lhe ofertou um anel onde gravou as palavras: “Gam Zeh Yaavor”.

É impossível imaginar um pensamento mais verdadeiro e universalmente aplicável aos assuntos humanos do que aquele expresso nestas palavras memoráveis, ou mais descritivo daquela oscilação perpétua do bem para o mal, e do mal para o bem, que desde o início do mundo tem sido a característica invariável dos anais do homem, e tão evidentemente flui de momentos de tristeza e desespero para momentos de paz e consolo; a estranha mistura que é constantemente encontrada nos filhos de Adão.

Nossa realidade atual é difícil e assustadora, embora também tenha seus aspectos positivos e bênçãos ocultas- a solidariedade e a união. No meio de uma guerra complexa, de um massacre bárbaro de mais de 1200 pessoas, o sequestro de mais de 300 pessoas e em meio de uma onda galopante de antissemitismo, devemos reconhecer a passagem fugaz dos minutos, horas ou dias que passamos.

Esperemos, tal como Lincoln expressou em seu discurso há séculos, que estes tempos difíceis apenas nos encorajem a criar um rumo que seja para a frente e para cima. Esperemos que esta simples frase nos dê conforto e esperança nos dias e semanas que virão.

Gam Zeh Yaavor – isso também passará.

Do mesmo jeito que jovens afirmam que, depois da tragédia do Nova Festival, ainda vai chegar o dia em que poderão dançar novamente, do mesmo jeito que alguns reféns já se encontraram com suas famílias e estão começando a árdua tarefa de se reestruturar, outros serão liberados e do mesmo jeito que alguns de nossos heróis soldados morreram, outros já voltaram para casa e muitos ainda voltarão, a crença em Gam Zeh Yaavor pode aliviar a infinita dor de tantos e tantos enlutados em nossa Terra Sagrada.

A resiliência é a bandeira do povo judeu.

Este artigo é de responsabilidade do autor e não reflete a linha editorial e ideológica do Jornal da Orla. O jornal não se responsabiliza pelas colunas publicadas neste espaço