Metrópole

Futuro Bispo Coadjutor chega a Santos nesta quinta-feira

13/03/2025 Paulo Rogerio
Divulgação

O novo Bispo Coadjutor da Diocese de Santos toma posse do cargo no dia 10 de maio e está na cidade entre esta quinta-feira (13) e domingo (16) para conhecer melhor sua próxima missão. Nomeado pelo Papa Francisco, Dom Joaquim Giovani Mol Guimarães chegou à região para uma série de compromissos administrativos e eclesiásticos. A programação conta com visita à Catedral de Santos, Monte Serrat, Cúria Diocesana, visita missionária, Seminário São José, o Porto de Santos, além de duas celebrações eucarísticas, uma na Paróquia São José Operário, outra no Carmelo São José.

No sábado, às 19 horas, o futuro Bispo Diocesano de Santos estará na Paróquia São José Operário (Av. Conselheiro Rodrigues Alves, 224, Macuco). Já no domingo, às 7 horas, o encontro com o público será no Carmelo São José (Rua Dom Duarte Leopoldo e Silva, 50, Marapé).

Dom Joaquim Giovani Mol Guimarães foi nomeado como Bispo Coadjutor da Diocese de Santos no dia 24 de fevereiro. Até então, ele era Bispo auxiliar da Arquidiocese de Belo Horizonte (MG). No ofício de Bispo Coadjutor, Dom Joaquim Mol irá colaborar com o atual Bispo Diocesano, Dom Tarcísio Scaramussa, no exercício de suas funções, até o suceder definitivamente, o que deve ocorrer em setembro. Esse é o procedimento quando o Bispo Diocesano apresenta a renúncia do ofício ao Papa, ao completar setenta e cinco anos, de acordo com o Cân. 401 do Código de Direito Canônico. Dom Tarcísio completará setenta e cinco anos em setembro.