Digital Jazz

Frank Sinatra – Duets 1 & 2

14/07/2023
Frank Sinatra – Duets 1 & 2 | Jornal da Orla

O cantor Frank Sinatra, conhecido como “A Voz”, encantou e continua encantando até os dias de hoje, uma verdadeira legião de fãs de diversas gerações, espalhados por todas as partes do planeta.

Recordista na vendagem de discos, sempre muito polêmico, ele foi um homem de muitas e belas mulheres, viveu a sombra da máfia e com a fama de brigão.

Duets 1 (1993) & Duets 2 (1994) são álbuns muito marcantes para mim, lançados no final da carreira vitoriosa do cantor, uma das vozes mais marcantes de todos os tempos da história da música, que nos deixou em 1998, aos 82 anos de idade.

Os discos foram gravados através de duetos virtuais (na época uma grande novidade), reunindo artistas de vários gêneros musicais e estilos de interpretação. O mais curioso e marcante destes discos é que todos os convidados gravaram à distância e não se encontraram pessoalmente com Sinatra.

Já Frank Sinatra voltou ao icônico estúdio da gravadora Capitol, em Los Angeles, da qual havia se afastado em 1962, então com 78 anos de idade, de uma forma triunfal. Ele gravou a sua participação ao vivo diante de uma orquestra afinadíssima, com o seu microfone em punho e a maioria das gravações já valeram no primeiro “take”.

Todas as faixas foram gravadas bem tarde da noite, pois Sinatra não gostava de gravar durante o dia e sempre dizia que a sua voz não combinava com a luz do dia.

As gravações dos seus convidados foram feitas em diversos estúdios, graças a um revolucionário sistema de fibra óptica, que permitia que os intérpretes cantassem junto com ele, mesmo que separados por milhões de quilômetros de distância.

As capas dos discos, simplesmente lindíssimas, foram pintadas por LeRoy Neiman, artista americano conhecido pelas suas obras pictóricas em cores muito vibrantes.

A produção impecável dos discos foi assinada pelo festejado produtor Phil Ramone, que cuidou pessoalmente de cada uma das 27 faixas dos 2 discos.

Não é preciso nem dizer que os 2 discos alcançaram o topo das paradas de sucesso nos Estados Unidos e Europa, depois se espalhando por todo o planeta, inclusive no Brasil.

No disco Duets 1 (1993) estiveram Luther Vandross, Aretha Franklin, Barbra Streisand, Julio Iglesias, Gloria Estefan, Tony Bennett, Natalie Cole, Charles Aznavour, Carly Simon, Liza Minnelli, Anita Baker, Bono e Kenny G.

Já no disco Duets 2 (1994) estiveram Gladys Knight & Stevie Wonder, Luis Miguel, Patti Labelle, Jon Secada, Linda Ronstadt, o nosso Antonio Carlos Jobim numa versão de arrepiar do clássico “Fly Me To The Moon”, minha gravação favorita, Chrissie Hynde, Willie Nelson, Steve Lawrence & Eydie Gorme, Lena Horne, Jimmy Buffett, Lorrie Morgan, Frank Sinatra Jr. e Neil Diamond.

Este artigo é de responsabilidade do autor e não reflete a linha editorial e ideológica do Jornal da Orla. O jornal não se responsabiliza pelas colunas publicadas neste espaço.