Digital Jazz

Frank Sinatra – A Voz

23/12/2021
Frank Sinatra – A Voz | Jornal da Orla

O cantor Frank Sinatra, conhecido como “A Voz”, encantou e continua a encantar até os dias de hoje, cultuado por uma legião de fãs de diversas gerações, espalhados por todas as partes do planeta.

No último dia 12 de dezembro completaria 106 anos de nascimento, ele que foi recordista absoluto na vendagem de discos, sempre muito polêmico, um homem de belas mulheres, que viveu a sombra da máfia e tinha fama de brigão.

Para lembrar um pouco dele destaco os discos Duets 1 (1993) & Duets 2 (1994), ambos muito marcantes para mim, lançados no final da carreira vitoriosa do cantor, uma das vozes mais importantes de todos os tempos da história da música, que nos deixou em 1998, aos 82 anos de idade.

Os discos foram gravados através de duetos virtuais (na época uma grande novidade), reunindo artistas de vários gêneros e estilos de interpretação.

O mais curioso e marcante destes discos é que todos os convidados gravaram à distância e não se encontraram pessoalmente com Sinatra.
Já Frank Sinatra voltou de uma forma triunfal ao icônico estúdio arredondado da gravadora Capitol em Los Angeles, da qual se afastou em 1962.

Ele gravou a sua participação ao lado de uma orquestra afinadíssima, com o seu microfone em punho e maioria das gravações já valeram no primeiro “take”.

Todas as faixas foram gravadas bem tarde da noite, pois Sinatra não gostava de gravar durante o dia e sempre dizia que a sua voz não combinava com a luz do dia.

As gravações dos seus convidados foram feitas em diversos estúdios espalhados pelo mundo, graças a um revolucionário sistema de fibra óptica, que permitiu que os intérpretes cantassem junto com ele, mesmo que separados por milhões de quilômetros de distância.

As capas dos discos, simplesmente lindíssimas, foram pintadas por LeRoy Neiman, artista americano conhecido pelas suas obras pictóricas em cores muito vibrantes.

A produção impecável do disco foi assinada pelo festejado produtor Phil Ramone, que cuidou pessoalmente das 27 faixas dos 2 discos.
Não é preciso nem dizer que os 2 discos alcançaram o topo das paradas de sucesso nos Estados Unidos, Europa e Brasil.
Nossa eterna reverência Mr. Francis Albert Sinatra! Simplesmente, a voz!

Este artigo é de responsabilidade do autor e não reflete a linha editorial e ideológica do Jornal da Orla. O jornal não se responsabiliza pelas colunas publicadas neste espaço.