Saúde e Beleza

Flacidez: quais são as causas e como tratar?

26/12/2022
Freepik

Flacidez é a perda de tônus e elasticidade deixando a pele com aspecto solto ou frouxo, podendo ocorrer na pele em qualquer área do corpo ou nos músculos.

Causas da flacidez:

Processo natural de envelhecimento;

Queda das reservas naturais de colágeno que ocorre cerca de 1% ao ano a partir dos 25 anos de idade.

Maior predisposição genética à flacidez;

Fatores ambientais ( hábitos que causam estresse oxidativo, resultado do desequilíbrio entre radicais livres e as defesas antioxidantes do organismo, ocorrendo a degradação do colágeno e o envelhecimento precoce cutâneo. Exs.: exposição excessiva ao sol sem fotoproteção adequada, alcoolismo, tabagismo e poluição ambiental);

Fatores comportamentais (como o estilo de vida, consumo diário de alguns tipos de alimentos, com  dieta não balanceada, emagrecimento muito rápido e sedentarismo),

Combate e prevenção da flacidez:

Condicionamento físico e exercícios físicos.

Equilíbrio alimentar, tendo como estilo de vida uma dieta nutricionalmente equilibrada, rica em proteínas, vitaminas e minerais com leve restrição calórica. As dietas de emagrecimento como vimos no artigo anterior, precisam além de conservar a massa magra, estimular os músculos para que os objetivos da perda de gordura sejam atingidos sem causar flacidez.

Uma gama de tratamentos de Dermatologia Estética, que agem com grande eficácia nos tratamentos da flacidez corporal,

Uso de suplementos de peptídeos de colágeno apresentam bons resultados em diversos estudos clínicos.

Orientar o consumo de vitaminas e minerais, especialmente os antioxidantes: carotenoides, vitaminas C, E, Zinco e Selênio.

Cirurgia plástica.

Este artigo é de responsabilidade do autor e não reflete a linha editorial e ideológica do Jornal da Orla. O jornal não se responsabiliza pelas colunas publicadas neste espaço.