Significados do Judaísmo

Finalmente, a Verdade Sobre a UNRWA

07/02/2024
Finalmente, a Verdade Sobre a UNRWA | Jornal da Orla

12 membros da UNRWA foram explicitamente ligados ao Hamas, enquanto a inteligência estima que metade dos trabalhadores da agência têm parentes próximos que pertencem ao Hamas ou à Jihad Islâmica.

De fato, a UNRWA empregou terroristas do Hamas, incluindo sequestradores no dia 7 de outubro.

Um deles é acusado de sequestrar uma mulher. Outro teria distribuído munição. Um terceiro foi descrito como tendo participado no massacre num kibutz onde 97 pessoas morreram. E todos seriam funcionários da agência de ajuda das Nações Unidas, que deveria só acolher e alimentar os palestinos na Faixa de Gaza.

As acusações estão contidas em um dossiê fornecido à ONU e ao governo dos Estados Unidos que detalha as denúncias de Israel contra uma dúzia de funcionários da Agência que, segundo o documento, desempenharam um papel nos ataques do Hamas contra Israel em 7 de outubro ou em seus ataques. consequências.

A informação teria sido recolhida, em parte, através da monitorização dos celulares dos funcionários pelos serviços de inteligência israelenses: alguns discutiram o seu envolvimento no ataque, de acordo com o dossiê, enquanto outros três receberam mensagens de texto direcionando-os para um local específico enquanto o ataque estava em curso, e um deles foi instruído a trazer granadas lançadas por foguete em sua casa. Outro funcionário distribuiu munição.

O New York Times havia noticiado anteriormente que a agência empregava pelo menos 10 membros do Hamas, entre os quais um conselheiro escolar contratado pela agência que esteve envolvido no sequestro de uma mulher israelense durante as atrocidades cometidas pelo Hamas em 7 de outubro, de acordo com relatório elaborado por Israel.

O NYT também relatou sobre um outro funcionário da UNRWA, um assistente social, que ajudou a trazer o corpo de um soldado israelense para Gaza e distribuiu munição, como afirma o dossiê.

De acordo com os relatórios apresentados por Israel às autoridades, cerca de 1.200 das cerca de 12.000 pessoas que a UNRWA emprega em Gaza “têm ligações ao Hamas ou à Jihad Islâmica Palestina, o suficiente para justificar a suspensão do financiamento à UNRWA. pertencem aos grupos militantes islâmicos.”

Na verdade, Israel tem pontuado, há tempos, a promíscua relação da Agência das Nações Unidas de Assistência e Obras para Refugiados da Palestina com os terroristas da Faixa de Gaza. Suas ações extrapolam, de longe, sua missão e a organização e doutrina as crianças de Gaza a odiar Israel e seus habitantes. Israel já alegou anteriormente que foguetes foram disparados das instalações da UNRWA em Gaza. Durante a guerra de 2014 em Gaza, a UNRWA descobriu foguetes escondidos numa escola vazia e condenou “forte e inequivocamente” os envolvidos.

Após a revelação do dossiê atual, a agência afirma que despediu nove dos 12 funcionários e que dois dos restantes estão mortos. António Guterres, o secretário-geral da ONU, disse que estava “horrorizado com estas acusações”.

Como resultado das avaliações, uma série de países ocidentais, incluindo Estados Unidos, Canadá, Austrália, Grã-Bretanha, Alemanha, Itália, Países Baixos, Suíça, Áustria, Roménia, Estônia, Japão e Finlândia, suspenderam o financiamento à agência, que deveria simplesmente fornecer ajuda a mais de 5,6 milhões de refugiados palestinos em todo o Médio Oriente.

Em resposta às acusações dos israelenses, um porta-voz do Ministério dos Negócios Estrangeiros alemão disse que a “UNRWA não é a única fonte de ajuda humanitária aos palestinos”.

Este artigo é de responsabilidade do autor e não reflete a linha editorial e ideológica do Jornal da Orla. O jornal não se responsabiliza pelas colunas publicadas neste espaço