Cinema

Filme sobre a Aldeia Paranapuã tem pré-estreia em Santos

27/03/2023
Divulgação

Cravada no meio do Parque Estadual Xixová-Japuí, em São Vicente, a Aldeia Indígena Paranapuã é considerada um marco da luta dos índios Guarani pelo direito à terra, garantida na Constituição de 1988. Essa história de resistência é a linha de condução do filme ‘Nhãndê kuery mã hi’ãn rivê hê’yn’ (do guarani, Índio não é fantasia). Com direção de Dino Menezes, a produção tem pré-estreia gratuita nesta quarta-feira (29/3), às 19h30, no Teatro Rosinha Mastrangelo.

A exibição do documentário também marca a abertura da exposição assinada pela fotógrafa Kelly Jandaia, que participou da produção do filme. Após a sessão, será realizado um debate com o diretor; equipe técnica, além do cacique Ronildo.

O filme

Com narração feita pelo cacique Wêrá Mirim, o filme aborda desde as origens da aldeia, passando pela cultura e o cotidiano da comunidade. O lugar vive o desafio da preservação das tradições da etnia e da natureza que os circundam, num pedaço preservado da mata atlântica.

“O conceito inicial do filme era diferente. Queria ampliar a discussão sobre o tema, mostrar a aldeia para o público com um olhar de antropólogos, sociólogos e estudiosos. Mas, durante a gravação, percebi que o que mais importava ali eram os próprios indígenas falando de todo o seu processo. Eles são os protagonistas da história e, acima de tudo, também precisavam se ouvir”, explica o cineasta Dino Menezes.

Para reforçar a importância da cultura e tradição do povo originário, a produção é toda falada em guarani com legendas em português, com exceção da participação da ministra dos Povos Indígenas, Sônia Guajajara, que teve suas falas legendadas em tupi.

Pré-estreia “Nhãndê kuery mã hi’ãn rivê hê’yn”
Dia 29/3, às 19h30
Teatro Rosinha Mastrangelo – Av. Pinheiro Machado, 48, Vila Mathias
Entrada franca