Porto

Festival Porto-Cidade celebra 130 anos do Porto de Santos

04/01/2022
Divulgação/SPA

Atrações, abertas ao público, serão realizadas no início de fevereiro

O Porto de Santos completa 130 anos no próximo dia 2 de fevereiro. Para marcar a data, a Santos Port Authority (SPA), empresa estatal responsável pela infraestrutura pública do Porto, promove o 3º Festival Porto-Cidade, com   uma série de atrações culturais e esportivas abertas ao público e, em sua maioria, gratuitas. Confira toda a programação e formas de participação no site do festival.

O Festival começa no dia 2 de fevereiro, quarta-feira, com a intervenção artística na escultura “coração”,  na Ponta da Praia. Já no dia 5, sábado, a programação traz desde passeio de balão e escultura na areia até um mutirão de limpeza da praia. O destaque será um show de Danilo Caymmi, na Praça do Aquário Municipal, tocando sucessos de seu pai, Dorival Caymmi.

Dia 6, domingo, é a vez da prova pedestre Corrida Porto-Cidade, um percurso atlético de 5km pelo centro da cidade de Santos. Para quem não quiser correr, haverá uma caminhada com guia pelo mesmo percurso, mostrando os pontos históricos do trajeto. As inscrições vão até dia 3 de fevereiro e equipes com 10 ou mais atletas têm desconto de 10%.

Dia 13 de fevereiro, domingo, o destaque é a participação da campeã olímpica Ana Marcela Cunha. Sessenta nadadores convidados estarão com a atleta em um desafio em frente ao aquário municipal, com transmissão ao vivo por telão para quem quiser acompanhar da praia. Ao final, Ana Marcela vai atender aos admiradores. No dia 13 ainda haverá um passeio de barco pelo canal do Porto.

Concursos de fotografia e poesia

Paralelamente, a SPA já abriu o 1º Concurso de Poesia Porto-Cidade, que terá como júri a Academia Santista de Letras. Os melhores textos serão lidos em um sarau no Teatro Municipal Brás Cubas, no dia 13 de fevereiro. Além disso, o primeiro colocado terá seu texto publicado no site do Porto de Santos.

Já o Concurso de Fotografia, sucesso no ano passado, quando o Festival foi todo online devido à pandemia, tem a sua segunda edição. Entre os dias 28 de janeiro e 11 de fevereiro, quem quiser participar deve postar no Instagram uma foto com o tema “As gentes do Porto” e a hashtag #PortoDeSantos130Anos. As imagens escolhidas estarão nas redes sociais da SPA e podem ir para a capa do site do Porto.