Música

Festival Música Nova Gilberto Mendes celebra centenário do maestro

07/03/2022
Divulgação

Importante festival de música contemporânea da América Latina, o 56º Festival Música Nova Gilberto Mendes vai celebrar, neste ano, o centenário de seu idealizador, Gilberto Mendes (1922-2016). Serão mais de 30 ações artísticas gratuitas, incluindo concertos, palestras, oficinas, sessões de videodança e cinema entre os dias 21 e 26 de março, sempre a partir das 19h, a serem transmitidos no canal do YouTube do festival.

O evento também fará homenagens ao centenário da Semana de Arte Moderna, ao compositor alemão Hanns Eisler (1898-1962) e ao musicólogo brasileiro Régis Duprat (1930-2021). São dezenas de artistas renomados que, em sessões realizadas em Cubatão, Ribeirão Preto, Santos, São Paulo e São Vicente apresentarão peças consagradas e obras inéditas de compositores de todo o mundo.

Participam da programação desde grandes nomes da música contemporânea – Antonio Eduardo, Arrigo Barnabé, André Mehamari, Coletivo Percutindo Mundos, Júlio Medagia, Livio Tragtenberb e Rubens Ricciardi – até consagrados críticos e pensadores da música e da arte, como o poeta Augusto de Campos, os jornalistas Camila Fresca e João Marcos Coelho, os pesquisadores, Ansgar Haag (Suiça), Jean Goldenbaum (Alemanha), Piero Niro (Itália) e Teresinha Prada. A programação prevê os sopranos Adriana Bernardes e Lucila Tragtenberg, as pianistas Sabrina Shulz e Renata Taormina, as bailarinas Christiane Amici, Maria Lisboa, Michelle Carneiro e Valéria Alves.

Destaque para o lançamento do livro “Poéticas do agora” (Imaginário Coletivo e USP – Ribeirão Preto), com artigos musicais de diversos pensadores sobre a música nova e Gilberto Mendes. A ousada iniciativa cultural tem direção artística de Lucas Galon (USP – Ribeirão Preto) e Márcio Barreto (Imaginário Coletivo de Arte – Santos), tendo como professor responsável o compositor e maestro Rubens Russomano Ricciardi (USP – Ribeirão Preto).