Música

Festival Música na Serra em Cubatão começa nesta terça-feira

25/07/2022
Divulgação

O Programa Cubatão Sinfonia realiza edição do Festival Música na Serra. De 26 a 29 de julho, a partir das 18h30, vai ter música, dança e bate-papo cultural no Facebook e no YouTube.  A ideia do festival é divulgar o trabalho sociocultural junto à comunidade e oferecer uma atividade extra aos alunos.

Na terça-feira (26/7) a abertura será do multi-instrumentista Gutto e o tema é música em jogos eletrônicos. Além de tocar composições eternizadas em games mundialmente conhecidos, o artista vai falar um pouco sobre a influência deste estilo. Haverá apresentação dos estudantes do núcleo de música do Programa na Escola Estadual Afonso Schmidt e da classe de saxofone do núcleo Cota 200.

Na quarta-feira (27/7), o produtor cultural Tiago Pereira traz o bate-papo “Voz das Quebradas” em que aborda a linguagem dos filmes nacionais e sua estreita ligação com o dia a dia das áreas de periferia. Os estudantes de flauta e clarinete realizam audição mostrando tudo o que aprenderam até agora e, pra encerrar, a Camerata de Violões do Cubatão Sinfonia interpreta grandes sucessos da música nacional e estrangeira.

A importância das trilhas sonoras na Televisão e Cinema será o tema da palestra no terceiro de dia de Festival, na quinta-feira (28/7), com os professores Alexandre Blume e Germano Blume. Vai ter apresentação de dezenas de alunos do Programa: grupo de violinos, grupo de percussão e bateria, e as alunas de balé. A noite termina ao belo som do convidado Ipupiara, grupo musical formado pelos artistas Eder Crispim, Alexandre Blume e Germano Blume.

O último dia de festival (29/7), traz um apanhado do que aconteceu durante a semana em live especial com participação de Marcelo Alves, produtor artístico do projeto, e da jornalista Morgana Monteiro.

“O Música na Serra já virou tradição: há 12 anos realizamos o festival que é sempre recheado de boa música, dança e convidados especiais. A atividade marca o meio do ano letivo e funciona como uma inspiração e motivação para que alunos e equipe técnica continuem trocando experiência e transformando suas vidas por meio da arte”, afirma Leandro Sampaio, coordenador do Programa Cubatão Sinfonia juntamente com Eder Crispim.