Mundo

Festival do Pênis: conheça o Kanamara Matsuri no Japão

05/04/2023
Reprodução/ Facebook

O Kanamara Matsuri, também conhecido como Festival do Pênis, é um evento cultural tradicional que ocorre há mais de 40 anos em Kawasaki, no Japão.

A celebração, que atraiu milhares de turistas e moradores locais no último domingo (2), tem como objetivo promover a conscientização sobre a importância da saúde sexual e arrecadar dinheiro para organizações que trabalham na prevenção de infecções sexualmente transmissíveis.

Durante a festividade, os participantes carregam estátuas de pênis gigantes em uma procissão que segue em direção a um santuário xintoísta. A origem do evento remonta ao período em que as prostitutas da região rezavam para um pênis de aço pedindo proteção contra doenças e sucesso nos negócios.

Além de ser uma celebração cultural, o Festival do Pênis tem um propósito social importante. Desde a primeira edição, em 1977, a arrecadação de dinheiro é destinada a organizações que trabalham na prevenção de infecções sexualmente transmissíveis e na conscientização sobre saúde sexual.

Com isso, o festival vem contribuindo para a redução do número de casos de doenças sexualmente transmissíveis na região. A celebração tem chamado a atenção de pessoas de todo o mundo e vem ganhando popularidade internacional. O próximo Festival do Pênis está previsto para abril de 2024.