Baixada Santista Música

Festival de Chorinho em Praia Grande

25/04/2023
Jairo Marques/Prefeitura de Praia Grande

Para celebrar o Dia Nacional do Choro, Praia Grande promove o 4º Festival de Chorinho, de quinta até sábado (27 a 29/4). Com exposição e apresentações gratuitas, o evento oferece atividades divididas entre o Palácio das Artes e a Praça Nossa Senhora de Fátima, no bairro Caiçara.

A abertura do festival (27/4), no Palácio das Artes, às 19h, contará com recital de piano do artista Danilo Amado, que trará músicas de Ernesto Nazareth e Zequinha de Abreu em seu repertório.

Logo em seguida, o Museu da Cidade abre suas portas para a nova exposição “Chorinho: Patrimônio Nacional – Riqueza Regional”, trazendo artefatos e imagens antigas, até 15 de maio, que mostram toda a trajetória do ritmo genuinamente brasileiro na Baixada Santista. O grupo de excelência do Palácio das Artes, o “Chorões do Palácio”, estará presente também no primeiro dia de programação.

Na sexta-feira (28/8), no mesmo local, o público poderá conferir um Tributo a Waldir Azevedo, grande ícone no choro e que completaria 100 anos no início desse ano. Além de suas composições marcantes como “Brasileirinho” e “Pedaços do Céu”, o artista teve imensa relevância quando inseriu o cavaquinho como instrumento solista no choro. Com nome de “Tributo a Waldir Azevedo com Luizinho 7 Cordas e Amigos”, a apresentação traz o importante nome dos violonistas de 7 cordas do Brasil ao palco do Teatro Serafim Gonzalez em conjunto com Arnaldinho do Cavaco, Osvaldinho do Cavaco e Carlinhos do Pandeiro. A programação acontece às 19h, com ingressos sendo distribuídos a partir de uma hora antes.

Para encerrar a programação do Festival de Chorinho em Praia Grande, a Praça Nossa Senhora de Fátima recebe duas apresentações no sábado (29/4). Às 17h, o “Chorões do Palácio” levará muita música aos visitantes da Feira de Artesanato fixa instalada no local. Já às 19h, o grupo Casa Choro, de Santos, finaliza a quarta edição do Festival de Chorinho.

Para o secretário de Cultura e Turismo, Mauricio Petiz, a programação gratuita é mais uma demonstração do fortalecimento do cenário cultural da Cidade. “A cada ano, os eventos em Praia Grande vêm ganhando forma e continuidade. O Festival de Chorinho, por exemplo, terá sua quarta edição. A Paixão de Cristo, no início deste mês, foi a 11ª vez que apresentamos. É importante que a Cidade tenha um calendário consolidado e diversificado para todos os públicos ao longo do ano”, salientou.

História

O Dia Nacional do Choro é celebrado em 23 de abril, comemorando a data de nascimento de Pixinguinha, um dos expoentes do Choro no Brasil. O ritmo surgiu no fim do século 19 no subúrbio carioca, com músicos como Chiquinha Gonzaga e Ernesto Nazareth.

Os instrumentos musicais que servem como base para o Chorinho são flauta, violão e cavaquinho. Porém, a grande variedade na composição instrumental permite que o choro agregue outros instrumentos musicais, como pandeiro, piano, saxofone, bandolim e trombone.

Festival de Chorinho em Praia Grande
De 27 a 29/4
Palácio das Artes – Avenida Presidente Costa e Silva, 1600 e Praça Nossa Senhora de Fátima (Caiçara)
Gratuito