Leitura

Festa do Livro em Santos na Estação da Cidadania

08/08/2023
Depositphotos

A cidade de Santos realiza a 12ª edição da Festa do Livro, até 12 de agosto, com o tema central “Perspectivas decoloniais na literatura – enredos plurais”, na Estação da Cidadania. Idealizada pela jornalista e escritora Helle Alves (in memoriam) e realizada por iniciativa do Fórum da Cidadania de Santos, a ação integra o Calendário Oficial da Cidade, conforme Projeto de Lei apresentado pelo vereador Chico Nogueira (PT), a celebração busca a democratização do livro, o acesso à cultura e a inclusão social por meio da literatura.

A edição de 2023 presta homenagem à memória de Ivani Ribeiro, uma importante autora da teledramaturgia brasileira, por ocasião de seu centenário, e à Maria Valéria Rezende, ativista e escritora santista, reconhecida com prêmios importantes em sua carreira literária. Também é realizada uma homenagem póstuma à escritora, poetisa e ativista Alzira Rufino.

Com uma programação diversificada, a Festa do Livro em Santos tem na programação oficinas, bate-papos, lançamentos de livros, rodas de conversa, saraus, apresentações musicais, contação de histórias, artes cinematográficas e visuais, entre outras atrações.

O evento é um espaço para a troca de obras literárias, estimulando a leitura, a reutilização e o compartilhamento de livros entre os participantes. Além disso, contará com um Varal de Poesia do coletivo “Linhas de Santos” e apresentações artísticas, com o grupo Cantos Literários em homenagem ao Tropicalismo.

O endereço da Estação da Cidadania é Av. Ana Costa 340, Campo Grande.