Santos

Feriadão promete agitar Santos com até 225 mil turistas

26/03/2024
Francisco Arrais/PMS

Santos se prepara para receber uma enxurrada de turistas durante o feriadão da Semana Santa, com estimativas apontando para até 225 mil visitantes na cidade litorânea. A expectativa é que a ocupação hoteleira ultrapasse os 70% entre os dias 28 e 31 de março.

De acordo com a Seção de Pesquisa Turística (Sepesq) da Secretaria de Empreendedorismo, Economia Criativa e Turismo (Seectur), a descida da Serra do Mar em direção a Santos deve atrair entre 148,5 mil e 225 mil turistas. Essas projeções são baseadas nos planos da Ecovias, a concessionária responsável pelo sistema Anchieta-Imigrantes, que antecipa a circulação de 165 mil a 250 mil veículos nas estradas costeiras.

Uma pesquisa realizada em 13 hotéis da cidade, que somam 1,6 mil apartamentos, revelou que a ocupação hoteleira deverá atingir o pico de 72% entre sexta-feira e sábado, com uma média de ocupação em torno de 60%.

Atrações no Centro Histórico

Para os turistas que optarem por explorar o Centro Histórico de Santos durante o feriadão, não faltarão opções de lazer. Um dos destaques é o walking tour guiado pela Seectur, oferecido quando o bonde turístico não estiver em circulação. Os passeios gratuitos partem da Estação do Valongo às 11h e às 15h, exclusivamente na quinta-feira, passando por pontos imperdíveis como o Museu Pelé, o Santuário Santo Antônio do Valongo e a Casa da Frontaria Azulejada, entre outros.

O Museu Pelé estará aberto todos os dias do feriado, das 10h às 17h30, sendo esta a última oportunidade para conferir a exposição temporária “CONTRA-ATAQUE! As Mulheres do Futebol”, em parceria com o Museu do Futebol. A entrada é franca.

Os passeios de bonde, com partida em frente ao Museu Pelé, estarão disponíveis de sexta a domingo, com desconto de 50% no ingresso no último dia.

Para os amantes de história e arquitetura, as visitas guiadas ao Paço Municipal acontecerão diariamente, das 14h às 17h, oferecendo uma imersão na história de Santos por meio de seu icônico prédio. A entrada é gratuita, mas é necessário fazer inscrição prévia.