Alta Rotação

Faltou respeito

01/07/2022
Faltou respeito | Jornal da Orla

Como muitos já sabem, semana passada vazou um vídeo do ex-piloto Nelson Piquet usando uma fala racista para se referir a Lewis Hamilton. Piquet se referiu a Hamilton como “neguinho” durante uma entrevista publicada pelo canal Enerto, especializado em automobilismo, enquanto comentava sobre a batida de Max Verstappen na edição de 2021 do GP da Inglaterra.

O caso ficou famoso após a divulgação do vídeo nas redes sociais na última semana. No trecho, Piquet afirma que Hamilton teria tido intenção de tirar Verstappen da corrida no Circuito de Silverstone. “O “neguinho” meteu o carro e deixou. O Senna não fez isso. O Senna não fez isso. Ele foi, assim, “aqui eu arranco ele de qualquer maneira”. O “neguinho” deixou o carro. É porque você não conhece a curva; é uma curva muito de alta, não tem jeito de passar dois carros e não tem jeito de passar do lado. Ele fez de sacanagem”, afirmou o tri-campeão mundial.

A Internet respondeu e a fala foi execrada pela Internet. A F1 e a Mercedes repreenderam a fala do ex-piloto brasileiro, assim como a Federação Internacional de Automobilismo (FIA). A fala também foi rebatida pelo próprio Hamilton, que falou em “mudar a mentalidade arcaica”. Como resultado, Piquet se desculpou em um comunicado enviado a imprensa. Segundo a nota, o brasileiro não teve a intenção de ofender o piloto britânico.

Bom, eu não vou discutir aqui se a fala do Piquet é racista ou não, não vou comprar essa briga. Porém, achei um tanto desrespeitosa. Afinal, Hamilton ainda é heptacampeão mundial de Fórmula 1 e não um cara qualquer, um “neguinho” qualquer. Hamilton merece respeito!

Este artigo é de responsabilidade do autor e não reflete a linha editorial e ideológica do Jornal da Orla. O jornal não se responsabiliza pelas colunas publicadas neste espaço.