Com um mergulho sensorial nas emoções humanas por meio da arte abstrata, a Galeria Vip do Centro de Cultura Patrícia Galvão recebe, a partir de amanhã (28), a exposição “Primeiras Intenções”, do artista plástico Rubens Garcia Neves Junior. A mostra terá um coquetel de abertura a partir das 19 horas.
Explorando a liberdade do abstracionismo, as obras traduzem experiências sensoriais que desafiam a percepção e convidam o público a refletir sobre as complexidades da vida contemporânea. “A inspiração vem da própria vida, que está sempre nos abastecendo, e das memórias que nos acompanham. Espero despertar um sentimento de esperança, apesar dos tempos difíceis que vivemos”, comenta o artista.
Embora a pintura tenha sido por muito tempo apenas um hobby, Neves Junior cresceu cercado por referências artísticas. O incentivo de familiares e amigos foi essencial para que ele transformasse sua paixão em um projeto mais sério — um processo impulsionado por uma reavaliação de prioridades após um infarto em 2018. “Depois disso, resolvi tirar o pé do acelerador e me dedicar ao que realmente me faz feliz”, conta.
O nome da exposição reflete essa autenticidade. Em um jogo com a expressão “segundas intenções”, que sugere significados ambíguos, “Primeiras Intenções” busca transmitir uma verdade genuína e sem artifícios.
A conexão de Neves Junior com a arte também tem raízes na família. Seu tio-bisavô, Antônio Rocco, é autor da obra ‘Os Imigrantes’, que integra o acervo permanente da Pinacoteca do Estado de São Paulo. “Os quadros do meu tio-bisavô e o ambiente familiar em que cresci, sem dúvida, me influenciaram. Não no estilo, mas na vontade e no prazer de criar”, afirma.
A mostra pode ser visitada de segunda a sexta-feira, das 13h às 18h, na Galeria Vip do Centro de Cultura Patrícia Galvão (Av. Pinheiro Machado, 48, Vila Mathias), até o dia 27 de abril, com entrada gratuita.
Deixe um comentário