Economia

Expansão da poligonal do porto se dará por etapas

23/08/2025 Da Redação
Divulgação/APS

O ministro de Portos e Aeroportos, Silvio Costa Filho, disse que a pasta deverá encaminhar uma portaria até o final do mês que vai aprovar os planos de expansão da poligonal do Porto de Santos. Segundo Costa Filho, o processo para ampliação da área do porto se dará por etapas. No final do ano passado, a Autoridade Portuária de Santos (APS) encaminhou para a Secretaria Nacional de Portos as propostas de incorporação de áreas à Poligonal do Porto Organizado.

Ao todo, foram encaminhadas 15 propostas nas cidades de Santos e Guarujá. Locais em São Vicente e Cubatão também fariam parte da poligonal.

Durante agenda na Capitania dos Portos de São Paulo, na quinta-feira (21), Costa Filho atualizou o assunto. “A ideia é que saia uma portaria, com diversos estudos e que se possa fazer essa inclusão por partes.

Queremos que até dia 30 deste mês a Secretaria de Portos encaminhe a proposta ao nosso jurídico. Nossa meta é que, em setembro, a gente esteja com essa primeira etapa da poligonal autorizada”.

O ministro acrescentou que as análises serão gradativas. “Vamos analisando, região por região, pois tem questões ambientais, propriedades municipais, propriedades do porto, para que a gente possa construir de uma maneira segura juridicamente”, completou.

Atualmente, a poligonal do Porto de Santos corresponde a uma área de 7,8 milhões de metros quadrados. A partir da proposta da Autoridade Portuária, os futuros locais representam mais 12,6 milhões de metros quadrados, que vão totalizar 20,4 milhões de m². Conforme estudo da APS, o porto terá um crescimento de 162% com a inclusão das novas áreas.