Notícias Santos

Dicas para evitar crianças perdidas na praia

31/01/2022
Arquivo/ Anderson Bianchi/ PMS

Com a alta procura às praias de Santos no verão. Um dia de férias pode se tornar muito tenso quando uma criança se perde de seus responsáveis, pensando nisso, a Guarda Civil Municipal de Santos age diariamente e fornece orientações para evitar que essa situação aconteça.

Somente nesse ano, a GCM já localizou quatro crianças perdidas na praia e retornou aos responsáveis. Esse número já é metade do número do ano passado. O inspetor da corporação, Marcelo Messias de Oliveira, alerta os pais para a necessidade dos pequenos nunca saírem de vista no momento de lazer.

“Elas não devem ficar sozinhas em locais abertos como a praia, pois para elas tudo é uniforme, os guarda-sóis, o jardim ou as barracas, por exemplo, são todos iguais. Elas não percebem detalhes que auxiliam na localização”, disse.

Ele reforça que a prevenção é sempre o melhor caminho. “Ao chegarem ao local, os responsáveis precisam combinar um ponto de encontro e um de referência, como um posto de salvamento ou os canais da orla”.

Outra dica é usar as pulseiras de identificação. Além de serem vendidas pela internet, alguns postos de salvamento e projetos sociais disponibilizam o material. “Além dos dados pessoais, o número de telefone é fundamental para que o contato possa ser feito com o responsável”, explicou.

Como agir

Caso a criança se perca, a orientação é que os responsáveis procurem os órgãos oficiais como a Guarda Municipal, Bombeiros e Polícia Militar. “Uma ação que os pais têm feito e que vem dando resultados é bater palmas, chamando a atenção de todas as pessoas. Se a criança já tiver sido orientada a fazer o mesmo, melhor ainda”, completou.