Teatro

Espetáculo Teatral “Escolhas” discute relacionamentos abusivos e circula em novembro em Santos

14/11/2022
Renato Coelho

 No mês em que se celebra o Dia Internacional pela Erradicação da Violência contra a Mulher, o espetáculo Escolhas circula pelos territórios da cidade de Santos levando um tema super sensível em suas narrativas, as relações abusivas. A apresentação é construída com a linguagem do circo,  segundo Juliana Bordallo,” a peça  trata sobre sua pesquisa em  palhaçaria feminista e a relação com o riso transgressor.”
As apresentações  acontecem de forma gratuita nos dias 19, 20 e 25 de novembro, sendo dia 19, no espaço Marielle Franco na Vila Mathias, às 19h30 e no dia 20 na Associação de Melhoramentos da Vila Pantanal, às 16 horas e dia  25, sexta-feira na Vila Criativa do bairro Vila Progresso, às 19 horas

Em março de 2021  o Ministério da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos (MMFDH) divulgou dados sobre violência contra a mulher nos canais de denúncias de direitos humanos do Governo Federal. Em 2020, mais de 105 mil denúncias de violência contra a mulher foram registradas nas plataformas do Ligue 180 e do Disque 100.

Do total de registros, 72% (75,7 mil denúncias) são referentes a violência doméstica e familiar contra a mulher. De acordo com a Lei Maria da Penha, esse tipo de violência é caracterizado pela ação ou omissão que causa morte, lesão, sofrimento físico, sexual ou psicológico à  mulher. Estão na lista, também, danos morais ou patrimoniais.

Sinopse

Palhaça Flóris da Silva resolve navegar nas profundezas mais profundas das suas memórias! Entre rosas, areia, bicicleta, jockeypow e baladinhas ela desvenda o mistério de seus problemas.

Manter o equilíbrio, a sanidade mental, a criatividade, autoestima e não esquecer do autocuidado são imposições que levam Flóris à crises existenciais e de ansiedade. Entre essas inquietações e provocações nada filosóficas, Flóris guiará a plateia aos delírios do riso.