Leitura

Escritor vicentino produz obra sobre o bairro Humaitá

19/05/2022
Escritor vicentino produz obra sobre o bairro Humaitá | Jornal da Orla

Em seus 490 anos de existência, São Vicente coleciona histórias para contar. Muitas delas de origem do bairro Humaitá, que há 38 anos escreve sua trajetória na Primeira Cidade do Brasil. A partir desta sexta-feira (20/5), o escritor Uilians Uilson Santos passa a expor para a população algumas das histórias do local, que conta com mais de 13 mil moradores. Isso porque será lançada, oficialmente, a sua obra literária, ‘Humaitá – Embaixada de Dois Mundos’, da editora Versejar. O evento é realizado às 19h30, na Estação Cidadania Cultura (CEU das Artes), na Rua 58, 95 – Humaitá.

Morador do bairro desde sua fundação, o autor utiliza da experiência pessoal e fatos relatados por outros munícipes desde a infância para desenvolver as histórias. O livro trata de assuntos variados, como transporte, e o dia a dia da população.
“Vivo há quase quatro décadas no Humaitá. Convivo, diariamente, com pessoas e histórias distintas. Entendi que seria de grande relevância produzir uma obra para que as pessoas conheçam nossa história”, explicou Uilians.

Ele começou a escrever a obra em 2019, enquanto realizava oficinas literárias sob orientação do escritor, poeta e crítico literário, Flávio Viegas Amoreia. “Foi o Flávio quem sugeriu o título do livro, que fazia referência a um dos textos relatados”, contou.

Em meio à produção da história, surgiu a Covid-19, assunto que também entrou em pauta, abordando a vida das pessoas no período mais difícil da pandemia.

Outro assunto importante é a Ponte dos Barreiros, estrutura que liga as áreas Insular e Continental, e que, por sete meses, esteve intransitável. Uilians retrata o sofrimento de pessoas que tiveram de se reinventar com a interdição da ponte.

“Entendi que esta é uma forma de dar ouvido ao que as pessoas têm para falar, pois o ser humano é rico em histórias, cada um tem a sua”, concluiu o autor.

A obra custa R$ 30. A entrada é gratuita. Para adquiri-la, basta comparecer ao lançamento nesta sexta-feira (20), na CEU das Artes ou entrar em contato com o escritor, que disponibiliza as seguintes plataformas:

WhatsApp: (13) 99792-4254
Instagram: https://instagram.com/uiliansuilson?igshid=YmMyMTA2M2Y=
Facebook: https://www.facebook.com/uilians.uilson
E-mail: [email protected]