
Durante o programa Conexão Metrópole, desta quinta-feira (10), o apresentador Paulo Schiff recebeu o arquiteto, Gustavo Nunes, para discutir a o futuro do Escolástica Rosa. Gustavo é autor e responsável pelo projeto de restauração do imóvel.
Gustavo participou recentemente de uma audiência pública que discutiu o futuro do edifício. Segundo ele, o debate girou em torno de duas possibilidades: transformar o espaço em uma escola cívico-militar ou destiná-lo a um instituto federal.
O arquiteto destacou que, apesar dos problemas estruturais, o prédio principal – que é tombado pelo patrimônio histórico – está em bom estado de conservação. “Claro que precisa ser restaurado: fachada, pisos, infraestrutura de água e esgoto. Mas estruturalmente ele está sólido”, afirmou.
Gustavo também ressaltou que seu principal desejo é ver o Escolástica Rosa restaurado e devolvido à população, independentemente de ser o autor do projeto. “Me constrange, como santista, ver um prédio daqueles, fechado, sem uso”, disse.
Segundo ele, uma pesquisa prévia revelou que grande parte da população desconhece o interior da edificação. “A maioria dos santistas nunca entrou no prédio. Por isso, é tão importante essa devolutiva à cidade”, completou.
Deixe um comentário