Baixada Santista

“Entre nessa onda”, livro conscientiza alunos sobre preservação ambiental

25/02/2022 Da Redação
“Entre nessa onda”, livro conscientiza alunos sobre preservação ambiental | Jornal da Orla

Conscientizar os alunos sobre a necessidade do descarte correto dos resíduos sólidos e torná-los multiplicadores de informação dentro de casa. Assim, a Secretaria de Educação (Seduc) lançou o livro “Entre Nessa Onda” em atividade realizada com estudantes da EM Paulo de Souza Sandoval, do Bairro Esmeralda. A ação ocorreu durante visita dos pequenos ao Departamento de Educação Ambiental (DEA), que participaram do projeto Cidadão Legal.

Ao longo do ano, 5.580 alunos das turmas do Infantil II farão a visita ao Departamento e ganharão um exemplar da obra literária escrita pelas professoras de Educação Ambiental Cristiane Evaristo e Vera Giacometti. O livro traz a história de dois personagens, o Cuca Fresca e a Linda Limpinha. Juntos eles conhecem o impacto que o descarte incorreto causa na natureza e quais as formas certas de destinar os resíduos sólidos.

Durante a visita, os alunos da EM Paulo de Souza Sandoval acompanharam a contação de histórias realizada pelas educadoras do Educação Ambiental. O enredo do livro Entre Nessa Onda foi o mesmo trabalhado na encenação. Além de assistir ao teatro de conscientização, os pequenos ainda conheceram o museu existente na unidade e participaram da atividade lúdica “Tira o Lixo e Põe o Bicho”.

Ao final da passagem dos estudantes no DEA, todos receberam um exemplar do livro Entre Nessa Onda. Representando a prefeita, Raquel Chini, o secretário de Governo, Cássio Navarro, acompanhou às atividades. Ele apontou a importância do trabalho de conscientização com as crianças ainda pequenas. “Com certeza serão cidadãos mais responsáveis quando chegarem a fase adulta”, enfatizou.

A secretária de Educação, a professora Cida Cubilia, também esteve no Departamento de Educação Ambiental e conferiu de perto a atividade.

Para a titular da pasta, são ações pequenas que fazem a diferença no final. “Ao chegar em casa com o livro em mãos foi a forma de materializar esse poder de conscientização que as crianças têm junto com seus familiares. Ao ver os pais e responsáveis fazendo o descarte irregular eles irão questionar. Fazendo assim o papel de cidadãos”, exemplificou.

Pertencimento

O projeto Cidade Legal ocorre com a finalidade de compartilhar informações sobre as questões de degradação da natureza causadas, principalmente, pelos resíduos sólidos. Em cada visita, os educadores de educação ambiental buscam conscientizar as crianças sobre a importância do destino correto destes materiais. Entre as orientações passadas, os estudantes aprendem sobre as ações realizadas pela Prefeitura como a existente da coleta seletiva e dos Ecopontos em diversos bairros do Município.