Música

Encontro para maestros, músicos e coreógrafos em Cubatão

10/05/2022
Divulgação

Para marcar o retorno das atividades presenciais, a AFABAN – Associação de Fanfarras e Bandas do Litoral Paulista promove o 13º Encontro Técnico para Maestros, Músicos e Coreógrafos, um evento especial, que irá contar com apresentações e Workshops.  O evento acontece com apoio da Prefeitura Municipal de Cubatão, por meio das Secretarias de Educação e de Cultura, e traz uma rica programação entre os dias 20, 21 e 22 de maio na cidade de Cubatão. O objetivo é oferecer conhecimento musical gratuito e ensinar a arte da música.

A abertura oficial será no dia 20 de maio e traz uma programação especial com a apresentação da Banda da PM no Salão Nobre da Câmara de Cubatão. A noite também será de homenagens com a entrega do prêmio Amigo das Bandas.

No dia seguinte o start para as atividades. A UME Padre José de Anchieta, em Cubatão, foi o local escolhido para abrigar os aprendizes durante os dias do curso de imersão, incluindo 10 horas de aula por dia para alunos iniciantes, intermediários e avançados.

Durante os dois dias do encontro, os alunos terão acesso aos mais variados cursos, com professores especializados e renomados como Roberto Sion, maestro e importante musicista brasileiro que já tocou clarineta na versão remix do single A cruz e a espada da Banda RPM e Sérgio Burgani, professor de clarinete, conhecido como Simonian.

O workshop inclui cursos de regência, coreografia, percussão, saxofone, flauta, clarinete, trompete, trombone, eufônio e tuba. A programação também integra oficinas de sopro, madeiras, percussão, regência e coreografia.

Segundo Luis Carlos Araújo, presidente da AFABAN, o 13º Encontro Técnico para Maestros, Músicos e Coreógrafos comemora os 25 anos da instituição. “É um momento mais que especial e muito esperado. Vamos trazer os melhores músicos do nosso país, como o santista Roberto Siol, Sérgio Burgami, primeiro clarinetista da Orquestra Sinfônica do Estado de São Paulo, entre outros”, comenta Luis.

Araújo aponta que a equipe técnica da AFABAN se preparou para tomar todas as medidas sanitárias possíveis, inclusive diminuindo a quantidade da equipe. “Mesmo assim, esperamos ser um evento bem marcante. Lembrando que nossa associação foi eleita a segunda melhor entidade com projeto cultural, feito que permitiu captar recursos via Proac Direto”, finaliza.

Cerca de 250 alunos, vindos de diversas regiões do entorno de Cubatão e do país, como Bahia, Rio de Janeiro, Minas Gerais e Goiás, estarão participando das aulas.

SERVIÇO:
13º Encontro Técnico para Maestros, Músicos e Coreógrafos
21 e 22 de maio — Abertura oficial 20 de maio
UME Padre José de Anchieta — R. Salgado Filho, 130 — Parque Fernando Jorge, Cubatão — SP