Alta Rotação

Enchente, a vilã das placas dianteiras

10/02/2022
Enchente, a vilã das placas dianteiras | Jornal da Orla

Quem mora na Baixada Santista sabe que chuva forte ou duradoura normalmente resulta em enchente. E aí, se você está de carro na rua durante um desses temporais, pode correr o risco de voltar para casa sem a placa e, provavelmente, a placa dianteira. A parte frontal do carro fica mais vulnerável às enchentes, o que, além da perda da placa, pode gerar outros prejuízos. Você perdeu a placa na enchente e não sabe o que fazer? Hoje vou explicar quais medidas você precisa tomar para realizar um novo emplacamento.

É importante tomar essas providências o mais rápido possível, se você for autuado por andar sem placa, o prejuízo pode ser bem maior. Afinal, existe multa por falta de placa dianteira, traseira ou sem nenhuma delas. Assim como andar com a placa danificada, a ponto de impedir sua leitura, também gera multa. Ambas as situações são infrações gravíssimas. A multa é de R$293,47, 7 pontos na CNH e a apreensão do veículo.

Por isso, a melhor decisão é deixar seu veículo na garagem e correr atrás de uma nova placa. Caso seu veículo já tenha a nova placa MERCOSUL, basta ir no Detran e solicitar a segunda via do emplacamento. Mas se o carro possui a placa cinza, é necessário fazer outros procedimentos, como a emissão de um novo CRV, pois há novas informações na placa MERCOSUL.

Para um novo emplacamento após perder a placa, as medidas são as seguintes:
1 – Faça um boletim de ocorrência;
2 – Faça o agendamento no site do Detran, depois solicite um novo emplacamento levando os documentos do veículo e os seus, caso seja o proprietário.
3 – Faça vistoria no veículo, uma determinação para quando é solicitado a 2ª via de placas.
4 – Depois desses 3 passos, você já pode ir a uma empresa de emplacamento credenciada e solicitar a nova placa.

Este artigo é de responsabilidade do autor e não reflete a linha editorial e ideológica do Jornal da Orla. O jornal não se responsabiliza pelas colunas publicadas neste espaço.