Digital Jazz

Emílio Santiago – A Voz do Brasil

10/12/2021
Emílio Santiago – A Voz do Brasil | Jornal da Orla

É impressionante constatar a grande falta que ele faz nos dias de hoje. Sua voz é insubstituível

No último dia 06 de dezembro, o genial e saudoso cantor Emílio Santiago completaria 75 anos. Ele nos deixou em 2013, com apenas 66 anos de idade. Uma grande perda para a música popular brasileira.

Curiosamente Emílio chegou a se formar em Direito e tinha o grande sonho de ser Diplomata e o primeiro negro do Itamaraty. No entanto, a música falou mais alto para a sorte de todos nós. Ganhou vários festivais e colecionou discos de ouro e platina, ganhando inclusive projeção internacional. Foram mais de 40 anos de carreira e diversos álbuns incríveis lançados.

Considero ele como um dos meus cantores favoritos. Sou fascinado pelo seu timbre de voz e pela sua interpretação, sempre muito marcantes.

Destaco o álbum “Bossa Nova”, do ano de 2000 para o selo Sony Music, com 15 faixas, que é um verdadeiro marco para mim. Um trabalho de extrema elegância, completo e cheio de convidados de peso.

Destaque para os geniais Cristovão Bastos, Leandro Braga, Jota Moraes, João Donato e Marcos Valle nos arranjos e pianos, João Lyra no violão e o surpreendente Vittor Santos no trombone, além de outros músicos excepcionais e uma afinada orquestra de cordas, que deram um colorido todo especial ao trabalho. Simplesmente, impecável.

Emílio Santiago gravou quase tudo da nossa MPB e até vários boleros inesquecíveis, além de sambas, mostrando todo seu talento e versatilidade.

Este trabalho marcou a primeira vez na carreira, a gravação de um disco com repertório específico de Bossa Nova. A escolha foi absolutamente perfeita.

No repertório do disco vamos encontrar bossas tradicionais, algumas menos conhecidas e algumas mais novas compuseram as canções escolhidas.

Destaco os clássicos “Corcovado”, “Garota de Ipanema”, “Insensatez” e “Rio”, que não poderiam faltar. Merecem também destaque as mais recentes, “Doce Viver” e “Bateu para Trás”, que são de arrepiar.

O formato deu tão certo que ganhou uma versão em DVD, também com 15 faixas, com lindas imagens de um show repleto de glamour, gravado ao vivo no Copacabana Palace, ao lado de diversos convidados, a maioria deles, que participou das gravações em estúdio.

Foi um grande marco em sua vitoriosa carreira. E é impressionante constatar a grande falta que ele faz nos dias de hoje. Sua voz é insubstituível. Quanta saudade! Para sempre Emílio Santiago!

Este artigo é de responsabilidade do autor e não reflete a linha editorial e ideológica do Jornal da Orla. O jornal não se responsabiliza pelas colunas publicadas neste espaço.