Baixada Santista

Em Praia Grande, garoto de 8 anos entrega 50 galões cheios de tampinha para ajudar o Fundo Social

29/03/2022
Amauri Pinilha/Prefeitura de Praia Grande

Pela segunda vez em menos de 6 meses, o estudante Miguel Braga, de 8 anos, entregou ao Fundo Social de Solidariedade de Praia Grande, garrafões cheios de tampinhas de garrafa pet. No total, foram 50 embalagens cheias do material que foi arrecadado nos últimos meses, com ajuda de parentes e amigos. As tampinhas serão usadas para comprar cadeiras de rodas, que ficarão à disposição dos moradores carentes da Cidade.

Os últimos meses foram de trabalho duro para o garoto e todos os envolvidos na causa. Além de juntar as tampinhas em casa e com os amigos, o garoto aproveitava os passeios para pegar as tampinhas que encontrasse no caminho.

Esta é a segunda vez que o menino participa da campanha de forma significativa. Em outubro de 2021, em sua primeira doação, Miguel entregou 44 galões cheios do material.

O engajamento do menino na causa fazia com que ele comentasse sobre a campanha por onde passava, explica a mãe, Maria Carolina Alves Braga Silva. “É comum ainda, quando estamos em algum lugar, ele fazer campanha para arrecadação. Ele já está pedindo ajuda aos vizinhos do prédio onde moramos e conta que as tampinhas serão trocadas por cadeiras de rodas para quem precisa”.

Ainda de acordo com a mãe, em suas abordagens o garoto explica que é importante ajudar o próximo e que se cada um fizesse um pouquinho todos que precisam teriam cadeira de rodas e ficariam muito felizes pois poderiam passear no shopping, na praia ou no parque. “Desde mais novo, meu filho sempre gostou de ajudar, mas esta foi a primeira vez que participou de forma mais efetiva. Fico radiante e sempre incentivo ele a ser assim”, explica a mãe.

A presidente do Fundo Social de Solidariedade, Maria Del Carmen Padin Mourão, a Maruca, recebeu pessoalmente a doação e incentivou o menino a continuar engajado em ações sociais. “Esse garoto é um exemplo de dedicação ao próximo. O Miguel é muito dedicado e graças a ações como as dele conseguimos ajudar a quem precisa”.

Campanha

Tampinhas de garrafas pet e lacres de latinhas de bebidas como refrigerante e cerveja são trocados por cadeiras de rodas que ficam à disposição da população. Toda semana o Fundo Social recebe cerca de 10 pedidos de empréstimos de cadeiras de rodas. São casos de pessoas que sofreram acidente ou estão acometidas por alguma doença.

Quem quiser ajudar pode doar qualquer quantidade dos produtos nas unidades sociais instaladas pelo Município (PIC, Cafe e Conviver) ou na sede do Fundo Social, na Rua Emancipador Paulo Fefin, 775, no Boqueirão. O telefone de contato é 3496-5001.