Baixada Santista Meio Ambiente

Em 2021, Instituto Gremar reintegrou 37 animais à natureza

09/02/2022
Divulgação/Instituto Gremar

Em 2021, 37 animais marinhos foram reabilitados e reintegrados à natureza pelo Instituto Gremar em ações do Projeto de Monitoramento de Praias da Bacia de Santos (PMP-BS).

Ao todo, a equipe registrou 751 ocorrências envolvendo animais marinhos nas praias de São Vicente, Santos, Guarujá e Bertioga, em um total de quase 20 mil quilômetros percorridos em ações diárias de monitoramento.

Desse total, 111 animais foram resgatados com vida: um mamífero, 33 tartarugas-marinhas e 77 aves. Já entre os 640 animais encontrados em óbito, havia 133 mamíferos, 348 tartarugas-marinhas e 236 aves. Colisões com embarcações, ingestão de resíduo sólido (lixo) e interação com petrechos de pesca e dragagem foram as principais causas de óbito entre os animais.

Durante o ano, alguns casos se destacaram no dia-a-dia do Centro de Reabilitação e Despetrolização de Animais Marinhos, no Guarujá (SP). Entre eles, o de um mandrião-de-cauda-comprida (Stercorarius longicaudus), resgatado oleado, que passou por um processo de despetrolização, foi reabilitado, solto e reavistado em vida livre forrageando cinco dias depois.

Outro episódio marcante envolveu um filhote de tartaruga-cabeçuda (Caretta caretta), que superou uma grave anemia recebendo uma transfusão de sangue de uma tartaruga da mesma espécie e, em breve, deve voltar ao mar. Também repercutiu o caso de um filhote de toninha (Pontoporia blainvillei) resgatado ainda com vida emalhado em petrecho de pesca, mas que, infelizmente, não resistiu aos ferimentos e veio à óbito no dia seguinte.

Educação ambiental

Outro pilar do PMP-BS, as ações de educação ambiental também prosseguiram em 2021, ainda adaptadas às restrições impostas pela pandemia da Covid-19. Ao longo de 2021 foram realizadas 11 ações neste sentido, contemplando 675 pessoas. Nas redes sociais, 65 publicações sobre o tema alcançaram um público estimado de 162 mil pessoas.