Digital Jazz

Ella Fitzgerald – “Ella Abraça Jobim”

08/09/2023
Ella Fitzgerald – “Ella Abraça Jobim” | Jornal da Orla

“Ella Fitzgerald Sings The Antonio Carlos Jobim Songbook” é um álbum fundamental na discografia incrível desta que é considerada uma das maiores cantoras da história.
Este disco foi gravado em apenas 4 dias no início da década de 80 e lançado pelo selo Pablo, que na época, lançava discos muito importantes de alguns dos maiores nomes do Jazz.

A fantástica Ella Fitzgerald, considerada como a primeira dama do Jazz, foi um destes nomes que tiveram a sorte de ter seus trabalhos lançados pelo selo e este trabalho dedicado exclusivamente ao nosso maestro Tom Jobim, teve a produção do competente Norman Granz e os arranjos e direção da orquestra de Erich Bulling.

E apesar de ser um “songbook”, curiosamente ele não entra na lista oficial de “songbooks” que Ella gravou nos anos 60, homenageando diversos compositores e que viraram verdadeiras obras-primas.

Foi lançado como álbum duplo em vinil (que ainda tenho a sorte de ter o original) e ganhou a esperada versão em CD apenas no ano de 1991, com 17 temas, 2 a menos que a versão original em LP.

Nada que comprometa, e você deixará apenas de ouvir “Don’t Ever Go Away”, versão de “Por Causa De Você” e “Song Of The Jet”, versão de “Samba Do Avião”. Belas gravações que só estão nas “bolachas” ou nas plataformas digitais.

Outro ponto importante do disco foi a seleção de músicos escalados: Clark Terry no trompete, Zoot Sims no sax tenor, Joe Pass na guitarra, Toots Thielemans na harmônica, Abraham Laboriel no contrabaixo, Alex Acuna na bateria e os brasileiros Oscar Castro Neves no violão e Paulinho da Costa na percussão entre outros.

Destaque para algumas versões cantadas em português, carregadas de um sotaque simpático e as minhas preferidas são “Dreamer” (Vivo Sonhando), “Triste” e “Dindi” em levadas mais românticas e “Useless Landscape” (Inútil Paisagem), “One Note Samba” (Samba de Uma Nota Só) e “Water To Drink” (Água De Beber) com “scats” de arrepiar, marca registrada de Ella Fitzgerald.

Só ficou faltando a participação do grande homenageado, o nosso eterno Maestro Soberano Antonio Carlos Brasileiro de Almeida Jobim. Nossa eterna reverência querida Mrs. Ella Fitzgareald!