Santos

Eleição na Associação Comercial de Santos expõe racha entre empresários

06/03/2023
Divulgação

Atual presidente, Mauro Sammarco disputa eleição com Ronaldo Taboada 

A eleição para a diretoria da Associação Comercial de Santos (ACS), nesta segunda-feira (6), expôs um racha que vinha se fermentando há alguns anos e agora atingiu um ponto de não-retorno.

Mauro Sammarco foi reeleito com 107 votos, enquanto Ronaldo Taboada recebeu 40 votos. Apesar da larga vantagem, o resultado mostra a tamanho do descontentamento com o grupo que conduz a entidade há mais de uma década.

Desde 2014 não havia disputas na entidade para a escolha dos dirigentes, que eram definidos na base do consenso. Neste ano o atual presidente, Mauro Sammarco, enfrentou Ronaldo Taboada, que, apesar de eleito vice-presidente em 2020, rompeu com a atual gestão e lançou-se como candidato de oposição.

Em 2014, a presidência da entidade foi disputada por Ronaldo Taboada (Chapa 1, mas de oposição ao então presidente, Michael Timm); e Roberto Santini (Chapa 2, da situação).

Santini levou a melhor e foi reeleito em 2017, em disputa de chapa única. Três anos depois, em 2020, o atual presidente, Mauro Sammarco, foi eleito por aclamação. Também foi eleito, como vice-presidente, Ronaldo Taboada, que agora disputou a liderança da Associação Comercial de Santos contra Sammarco.

Formada por membros antes de tudo discretos, a ACS é uma entidade centenária (completa 153 anos em dezembro de 2023), integrada principalmente por empresários e profissionais ligados ao setor portuário — com destaque para o segmento cafeeiro.

Nos últimos anos, as divergências na chapa única eleita em 2020 ficaram mais patentes. Apoiadores da Chapa 2, que preferem não se identificar, indicam diversas razões. Uma das principais é a de que a entidade teria se tornado um “clube de amigos” preocupados com os próprios segmentos e de realizar “eventos intermináveis e enfadonhos” com pouco resultado prático.

Outra crítica é em relação a “gastos desnecessários” da atual gestão, inclusive com contratações de profissionais que não teriam oferecido os resultados esperados.

Em entrevista ao jornal A Tribuna, o candidato da Chapa 2, Ronaldo Taboada, enviou alguns recados. “Ao invés de vaidade, humildade”, alfinetou. Também criticou o desempenho do  Conselho do Desenvolvimento Econômico de Santos (Condesan), que segundo ele “foi relegado a um plano secundário na atual gestão, decepcionando até os patrocinadores”.

Na entrevista, Taboada também indica divergência em relação à maneira como a entidade lida com novas tecnologias, o que teria feito o primeiro-secretário renunciar ao cargo, “por divergir radicalmente da filosofia da atual gestão”. Taboada citou como exemplo o projeto de implantação de energia solar no prédio solar da ACS, que “infelizmente não teve sequência”.

Os apoiadores da Chapa 1 avaliam como extremamente positivo os resultados da atual gestão e defendem a permanência de Sammarco para liderar os novos projetos e assegurar o que consideram conquistas da atual administração.

Independentemente do resultado da eleição, a divisão na entidade está posta. Resta saber como será a convivência entre vitoriosos e derrotados.

 

LEIA TAMBÉM:

Reeleito presidente da ACS, Sammarco defende tornar Santos hub de inovação

 

 

CHAPA 1 (107 votos)

Presidente: Mauro Sérgio de Lucena Sammarco (Brazil P&I Ltda).

1º Vice-presidente: Elber Alves Justo (MSC do Brasil).

2º Vice-presidente: Carlos Alberto Fernandes Santana Junior (Eisa S.A.)

1º Diretor-financeiro: Rogério Mathias Conde (Engeterpa Construções)

2º Diretora-financeira: Roseneide Fassina (Transportadora Fassina)

1º Diretor-secretário: Marcelo Teixeira Filho (Unisanta)

2º Diretor-Secretário: Ricardo Molitzas (Sindicato de Operadores Portuários- Sopesp)

 

CHAPA 2 (40 votos)

Presidente: Ronaldo Jamar Taboada (Five Star Comércio Exterior)

1º Vice-presidente: Marcos Medina Leite (Unisantos)

2º Vice-presidente: José Almeida Ferreira (Sucafina Brasil)

1º Diretor-financeiro: Gilton Tavares dos Santos (Bueno Café)

2º Diretor-financeiro: Edison da Silva Monteiro (Unip)

1º Diretor-secretário: Sergio Escuder (Impakto Perícias)

2º Diretor-Secretário: Waldir Pereira Thomaz (PRG Informática)