Metrópole

Edital do túnel Santos-Guarujá será lançado por São Paulo

14/02/2025 Vanessa Pimentel
Foto: Ricardo Stuckert

Decisão foi tomada pelo presidente Lula após reunião com o governador do estado, Tarcísio de Freitas, na última quarta-feira (12)

O governo de São Paulo será o responsável pela licitação do túnel Santos-Guarujá. A decisão foi tomada pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) após reunião com o governador do estado, Tarcísio de Freitas, ocorrida em Brasília na última quarta-feira (12), fora da agenda oficial.

O ministro de Portos e Aeroportos, Silvio Costa Filho, que é do mesmo partido que Tarcísio (Republicanos), teve papel importante para a decisão. O governador garantiu a Lula que o processo seria mais rápido pelo governo estadual do que pelo federal, argumento fundamental para o acordo. As informações foram divulgadas pela Folha de São Paulo, nesta sexta-feira (14).

Segundo o governo do Estado, o edital será publicado no dia 27 de fevereiro e o leilão está previsto para ocorrer no dia 1º de agosto. Lula deve participar do anúncio no dia 27 diretamente de Santos.

Ainda na manhã desta sexta-feira (14), o governo de SP emitiu um comunicado informando a formalização do convênio entre as duas esferas. Com investimento de R$ 6 bilhões e a maior obra de infraestrutura do novo PAC (Programa de Aceleração do Crescimento), o túnel será o primeiro submerso do Brasil e o maior da América Latina. O projeto também faz parte do Programa de Parcerias de Investimentos do Estado de São Paulo (PPI-SP).

“Estamos tirando do papel uma obra aguardada há quase cem anos pelos moradores da região. Além de fundamental para melhorar a mobilidade urbana e a qualidade de vida das pessoas que precisam se deslocar na Baixada Santista, o túnel vai ajudar no escoamento da produção do Porto de Santos, no sentido de contribuir para a segregação do tráfego portuário do urbano. Além disso, vai fortalecer a infraestrutura portuária e ajudar cada vez mais na geração de emprego e renda do país . Essa é a maior obra da história”, frisou Silvio Costa Filho.

Com projeto executivo elaborado pelo Governo de São Paulo, o túnel atende a uma demanda histórica da Baixada Santista. Hoje, mais de 21 mil veículos cruzam diariamente as duas margens utilizando balsas e catraias, além de 7,7 mil ciclistas e 7,6 mil pedestres.

“O túnel imerso vai reduzir as filas das balsas, melhorar a mobilidade urbana e garantir eficiência logística para o Porto de Santos, fortalecendo a economia da região”, afirmou Tarcísio de Freitas.

Projeto

Toda a estrutura terá 1,5 km de extensão, sendo 870 metros submersa. Haverá três faixas de rolamento por sentido, com uma delas para a passagem do Veículo Leve sobre Trilhos (VLT). O túnel também terá acesso para travessia de pedestres e ciclistas.

O Túnel Imerso Santos-Guarujá também conta com a participação da Agência de Transportes do Estado de São Paulo (Artesp), da Agência Nacional de Transportes Aquaviários (Antaq) e da Autoridade Portuária de Santos (APS).