Alta Rotação

E o meu puxão de orelhas vai para….

22/04/2022
E o meu puxão de orelhas vai para…. | Jornal da Orla

Hoje eu vou dar um puxão de orelha. Um não, vários, porque o que eu vejo de coisas erradas acontecendo pelas ruas não é brincadeira. Para começar: motoristas de aplicativos, que simplesmente resolvem parar no meio da rua para apanhar ou deixar um passageiro. Sem noção. Custa tirar o carro do meio da via, encostar por alguns minutos para o passageiro entrar ou sair? Essa simples atitude vai fazer com que você deixe de atrapalhar o trânsito.

Continuando com motoristas, e isso vai para todos: a faixa da esquerda não é para andar devagar. O lado esquerdo da via é para quem está mais rápido. Se você está sem pressa, por favor, mude para a faixa da direita (e não se esqueça de dar seta e olhar no retrovisor para não fechar nenhum carro ou moto antes de fazer isso).

Outro puxão de orelha eu dou nos ciclistas na contra mão. Para começo de conversa, isso é proibido pelo Código Brasileiro de Trânsito (artigo 158). Muitos ciclistas que andam errado alegam que é mais seguro, pois enxergam melhor os veículos. No entanto, é mais difícil frear para evitar uma colisão frontal do que diminuir a velocidade para evitar um atropelamento. Além de estarem errados, estão arriscando suas vidas.

Agora os pedestres, que ainda não entenderam o conceito da faixa viva. Não é só esticar a mão e achar que automaticamente os carros vão parar. Tem que aguardar, porque além do carro está em velocidade e não tem como simplesmente frear do nada pois vem outro veículo atrás.

E por fim, o puxão de orelha para as autoridades de trânsito: várias placas de trânsito cobertas por árvores na cidade, vias esburacadas e radares que somem do dia para noite e voltam sem comunicação das empresas responsáveis, resultando em multas desnecessárias.

Bom, como perceberam, não poupei ninguém. Afinal, no trânsito temos que ser todos responsáveis. Responsabilidade no trânsito salva vidas.

Este artigo é de responsabilidade do autor e não reflete a linha editorial e ideológica do Jornal da Orla. O jornal não se responsabiliza pelas colunas publicadas neste espaço.