Covid-19

Dose de reforço contra a covid é só após cinco meses

26/11/2021
Divulgação/Prefeitura de Santos

A Secretaria de Saúde de Santos orienta que a dose de reforço contra o novo coronavírus só deve ser aplicada após 152 dias (cinco meses) a pessoa ter completado seu ciclo de imunização (quando recebeu a segunda dose ou de dose única).

O município optou pelo escalonamento das idades de acordo com a disponibilidade do imunizante Pfizer e a priorização das pessoas de faixas etárias mais avançadas. O imunizante Pfizer está sendo destinado ainda para a primeira e segunda doses dos adolescentes de 12 a 17 anos, por ser o único aprovado pela Anvisa para este público. A vacina também está sendo oferecida para a segunda dose de quem tomou a primeira (intervalo de 56 dias para os adolescentes e 21 dias para adultos).

Confira onde se vacinar contra a covid-19 em Santos

Documentação

Todos devem apresentar documento com foto, CPF e comprovante de residência em Santos.

Gestantes: apresentar documento que comprove a gravidez, como a carteira do pré-natal.

Puérperas: apresentar documento que comprove a realização do parto até 45 dias antes, como a certidão de nascimento do bebê

Motoristas de ônibus: apresentar comprovante impresso de inscrição no site Vacina Já, recebido por e-mail (QR CODE) com local de vacinação em Santos (documento é retido) e comprovante de vínculo com a empresa de transporte (como holerite)

Imunossuprimidos devem apresentar algum comprovante de sua condição (cópia de laudo, exame ou declaração do médico, por exemplo)

Trabalhadores da Educação: Deve morar ou trabalhar em Santos e, além do documento com foto e carteira de vacinação, precisa apresentar documentação que comprove o vínculo ativo com a instituição de ensino.

Lactantes: devem levar a certidão de nascimento do bebê de até 1 ano de idade

Segunda dose: levar a carteirinha da campanha de vacinação contra a covid-19 com a primeira aplicação anotada.

Terceira dose: levar a carteirinha da campanha de vacinação contra a covid-19 com a primeira e segunda aplicação anotadas; trabalhadores da saúde (profissionais de saúde, trabalhadores de apoio, estudantes e estagiários) também devem levar cópia de comprovante da instituição ou empresa de saúde que atuam. Veja a lista completa de comorbidades:

Lista de imunossuprimidos:

Imunodeficiência primária grave

Quimioterapia para câncer

Transplantados de órgão sólido ou de células tronco hematopoiéticas

(TCTH) em uso de drogas imunossupressoras

Pessoas vivendo com HIV/Aids

Uso de corticoides em doses ≥20mg/dia de prednisona, ou equivalente, por ≥14 dias

Uso de drogas modificadoras da resposta imune*

Autoinflamatórias, doenças intestinais inflamatórias

Pacientes em terapia renal substitutiva (hemodiálise)

Pacientes com doenças imunomediadas inflamatórias crônicas

* Drogas modificadoras de resposta imune: Metotrexato; Leflunomida; Micofenolato de mofetila; Azatiprina; Ciclofosfamida; Ciclosporina; Tacrolimus; 6- mercaptopurina; Biológicos em geral (infliximabe, etanercept, humira, adalimumabe, tocilizumabe, Canakinumabe, golimumabe, certolizumabe, abatacepte, Secukinumabe, ustekinumabe); Inibidores da JAK (Tofacitinibe, baracitinibe e Upadacitinibe).

Vacinação para quem for viajar para o exterior

É necessário confirmar a viagem com passagem ou bilhete aéreo

– Quem precisa da segunda dose de Pfizer, a antecipação fica em 21 dias;

–  Quem precisa da segunda dose de AstraZeneca, pode tomar a segunda dose em 28 dias

–  Quem tomou a CoronaVac, pode tomar a segunda dose com intervalo de 28 dias, com a Pfizer.

– Quem tomou a primeira e segunda doses de CoronaVac e viajará para local do exterior que não aceita o imunizante, deve tomar a dose de reforço 28 dias após a segunda dose