Santos

Documentário celebra 10 anos do Santos Jovem Doutor

17/06/2024
Marcelo Martins/ PMS

Na última sexta-feira (14), o Cine Roxy foi palco de uma noite especial em comemoração aos 10 anos do programa Santos Jovem Doutor. O evento marcou o lançamento de um documentário de 68 minutos que narra a trajetória e os objetivos dessa iniciativa educacional. Participaram alunos da rede pública, veteranos do programa, mais de 40 professores e coordenadores.

O documentário destaca a evolução do Santos Jovem Doutor, que se tornou política pública em 2021, através da Lei Municipal 3.816, sancionada pelo prefeito Rogério Santos. A vice-prefeita Renata Bravo elogiou a contribuição do programa na formação dos alunos, destacando o protagonismo e o entusiasmo dos estudantes na busca pelo conhecimento.

Desde a sua criação, o Santos Jovem Doutor já envolveu cerca de 3.500 alunos dos 7º, 8º e 9º anos da rede municipal. Realizado em parceria entre as Secretarias de Educação (Seduc) e de Saúde (SMS) e a Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (FMUSP), o programa visa a valorização da ciência, promoção da saúde e incentivo à cidadania.

Documentário

Dirigido por Carlos Oliveira da Cinespectra, o documentário foi resultado de um processo colaborativo envolvendo muitos participantes. Oliveira destacou o caráter revolucionário do programa na educação vivencial, proporcionando aos alunos experiências práticas que ele não teve em sua própria educação.

A produção contou com o apoio institucional da Prefeitura de Santos, do Núcleo de Inovação em Educação Vivencial, da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo, e apoio cultural do Cine Roxy, André Olmos e Unimes. O projeto foi patrocinado por Nexamed, Mari Chao, Hospital Beneficência Portuguesa, Arqueria, Collor Copy Guarujá e o investidor Breno Lopes.