Casa e Decoração

Dicas para economizar energia em casa

27/05/2022
Dicas para economizar energia em casa | Jornal da Orla

Economizar energia elétrica não faz bem apenas para a sua saúde financeira como também é uma prática ambientalmente correta.

Economizar energia elétrica não faz bem apenas para a sua saúde financeira como também é uma prática ambientalmente correta. No Brasil, a maior parte da energia elétrica consumida é proveniente de usinas hidrelétricas, mas quando os níveis dos reservatórios ficam em situação preocupante, são acionadas usinas termelétricas geradas a combustível fóssil (gás), o que faz aumentar as emissões de poluentes e favorecer o aquecimento do planeta.

Infelizmente, a geração de energia elétrica por maneiras ambientalmente sustentáveis, como captação de energia solar por meio de placas fotovoltaicas e usinas de captação da energia dos ventos (eólica) ainda são tímidas no Brasil.

 

Por que a eficiência energética em casa é importante?

O consumo de eletricidade continua a ser uma preocupação ambiental significativa em todo o mundo. Quando economizamos energia em casa, todos podemos desempenhar um papel pequeno, mas valioso, ajudando a reduzir a necessidade de geração de eletricidade. Confira algumas dicas:

 

Economize eletricidade em casa reduzindo o uso de eletrodomésticos

Você pode economizar eletricidade em casa reduzindo a quantidade de aparelhos usados ​​para cozinhar, aquecer e resfriar – alguns dos mais caros em termos de consumo de energia. Melhor ainda, com cada economia que você fizer, você reduzirá o custo de suas contas de energia elétrica.

 

1. Cuidado com aparelhos que consomem energia

Você sabia: Seus aparelhos eletrônicos consomem até 75% do consumo de eletricidade quando desligados? Um simples tour pela sua casa provavelmente provará que você tem pelo menos vários itens conectados que não está usando. Por exemplo, itens elétricos em espera, como TVs, computadores e consoles de videogame. Muitos desses aparelhos consomem uma pequena quantidade de eletricidade enquanto aguardam o uso.

Desligue quando não estiver em uso para economizar eletricidade e, consequentemente, reduzir o consumo e o valor da conta de energia.

Você pode reconhecer aparelhos elétricos que consomem eletricidade se eles tiverem uma configuração de espera ou uma pequena luz brilhando enquanto aguardam o uso. Quando não os usar por um tempo, desligue-os na parede para economizar energia.

Embora a eletricidade que eles consomem possa parecer pequena, tudo isso se acumula em um período mais longo em sua conta de eletricidade. Fique de olho, especialmente para aparelhos mais antigos que podem ser menos eficientes em termos de energia.

 

2. As réguas de energia inteligentes ajudam a gerenciar o uso de maneira inteligente

Enquanto desconectar e desligar os aparelhos na parede vai fazer o truque, outra tarefa em nossos dias agitados pode facilmente escapar da mente. Para ajudar a manter sob controle esses aparelhos que consomem muita energia, você achará mais fácil economizar energia usando réguas de energia inteligentes.

Uma régua de energia inteligente lida com o problema de eletrônicos não em uso drenando energia desnecessariamente. Com um filtro de linha, você pode configurá-los para desligar a eletricidade dos aparelhos quando não estiverem em uso. Alternativamente, alguns modelos permitem que você economize nos custos de eletricidade configurando temporizadores para desligar o fornecimento quando estiver no trabalho ou dormindo.

 

3. Use grandes aparelhos juntos para reduzir o uso de energia

Para economizar eletricidade o máximo possível, junte suas roupas (como uma família ou colegas de quarto) e lave-as de uma só vez. Como resultado, você reduz o número de vezes que acaba usando a lavadora toda semana. Se isso ajudar, pense em quanto dinheiro você está jogando fora a cada lavagem de um item ou dois.

 

4. Lave a frio quando puder

Trate a lavagem quente como opcional para quando você realmente precisar. Não aquecer água toda vez que você lava roupas é uma daquelas maneiras superfáceis de economizar energia. Com todos os sinos e assobios de lavadoras modernas e detergentes projetados para lavagens frias, você descobrirá rapidamente que pode ter roupas impecáveis ​​usando água fria.

 

5. Seque suas roupas e louças naturalmente

Você também pode cortar o uso da secadora para economizar energia secando suas roupas ao sol (se você mora em uma casa que permite isso). Se você não puder evitar o secador, use uma configuração mais baixa, mesmo que a secagem possa levar mais tempo.

Se você usar uma máquina de lavar louça, abandone o ciclo de secagem aquecido secando com um guardanapo. Você também pode deixar a porta da máquina de lavar louça aberta e permitir a secagem ao ar para economizar dinheiro no ciclo de aquecimento. Não há problema em deixar os pratos secarem ao ar, pois serão igualmente higiênicos.

 

6. Atualize quando chegar a hora da eficiência energética

Se você está no mercado para um novo eletrodoméstico, procure os modelos mais recentes que oferecem a melhor eficiência energética. Por exemplo, na UE, procure por geladeiras, máquinas de lavar e outros aparelhos com classificação energética A+++ e nos EUA.

Com cada novo aparelho energeticamente eficiente que você compra, você verá que seu consumo total de energia diminui.

 

7. Ajuste o uso da luz

Uma dica simples é lembrar de desligar as luzes desnecessárias quando não as estiver usando. Para melhores resultados de economia de eletricidade em casa, use lâmpadas de maior potência e reduza o número de lâmpadas em cada cômodo. Por exemplo, você pode trocar 2-3 lâmpadas de 60 watts instalando uma lâmpada de 100 watts em uma sala.

Facilmente esquecido às vezes é talvez uma das coisas mais simples que você pode fazer para reduzir o uso de energia. Simplesmente deixe a luz natural entrar e evite acender as luzes elétricas durante o dia. Você também achará a luz natural melhor para o seu trabalho em ambiente doméstico. E, claro, desligue todas as luzes antes de sair.

 

8. Instale lâmpadas energeticamente eficientes

Falando de iluminação, outro ótimo substituto é trocar as lâmpadas incandescentes por uma lâmpada fluorescente compacta (CFL) ou lâmpadas de LED. As lâmpadas fluorescentes compactas usam entre 50-80% menos energia do que as lâmpadas incandescentes comuns.

Você achará essas lâmpadas mais caras para comprar no início do que as lâmpadas comuns, que usam mais energia. Mas, eles vão durar muito mais do que os regulares. Como resultado, com o tempo, o custo se equilibra à medida que você economiza mais energia. As lâmpadas fluorescentes compactas são especialmente práticas para iluminação externa, que você pode precisar durante a noite.

 

9. Reduza um pouco a temperatura da geladeira

A maioria de nós não presta muita atenção à temperatura em que nosso refrigerador opera. Desde que, claro, tenhamos bebidas geladas e os vegetais permaneçam frescos. No entanto, quando estiver atento à conservação de energia, diminuir a temperatura alguns graus economiza eletricidade.

Com um pequeno ajuste no termostato, sua geladeira ainda manterá tudo frio e fresco, enquanto essa pequena mudança resulta em menos uso do motor para ajudar a reduzir as contas de energia.

 

10. Desconecte e descongele seu freezer mensalmente

Seu freezer se beneficia do descongelamento ocasional, geralmente uma vez por mês. Quando o gelo em excesso se acumula no freezer, o sistema acaba trabalhando mais para preservar todo esse gelo e manter o fluxo de ar frio. Como resultado, um freezer que precisa de descongelamento usa mais energia e aumenta seus custos de energia.

Sempre que quiser descongelar, basta desligar o congelador e retirar todos os alimentos. Deixe a porta aberta para um processo de derretimento mais rápido e depois seque o freezer. Ligue-o novamente e, quando esfriar, reembale seus alimentos. Certifique-se de colocar os itens corretamente para permitir um fluxo fácil de ar de resfriamento e economia de energia aprimorada (para que o sistema do seu freezer não funcione muito!).